Quais alimentos são antiinflamatórios naturais

Saiba quais alimentos são antiinflamatórios naturais.

Alguns alimentos possuem propriedades antiinflamatórias naturais, e seu consumo é muito benéfico para a saúde.

Quando o corpo, por algum motivo, desenvolve inflamações – artrites, dermatites, sinusites – estes alimentos possuem ação curativa, e são altamente indicados, não possuindo contra indicações.

Confira a seguir quais são estes alimentos e conheça outros que podem causar inflamações:

O que são inflamações?

As inflamações são reações do corpo contra lesões celulares ou teciduais causadas por corpos estranhos que adentram o organismo. Inchaços e vermelhidão são alguns dos sintomas, e ocorrem devido ao aumento do fluxo de sangue na região, que leva células do sistema imunológico para curar o problema.

Leia também:  Receita de dieta antiinflamatória

Quais alimentos são antiinflamatórios naturais e quais fazem mal?

Alimentos antiinflamatórios. (Foto: Divulgação).

Alguns alimentos agravam os processos inflamatórios, e devem ser evitados, principalmente quando há sintomas do problema. As gorduras saturadas são as principais vilãs da boa saúde. Existem ainda os ácidos graxos, presentes em carnes gordurosas e queijos amarelos: elas podem causar o agravamento da inflamação e ainda a resistência à insulina.

Alimentos ricos em açúcar e com poucas fibras também podem ameaçar a saúde, bem como produtos industrializados, que possuem elevadas taxas de conservantes e aromatizantes.

Inúmeros benefícios podem ser conseguidos coa alimentos protetores da saúde, como a semente de linhaça, o azeite de oliva extravirgem e os peixes das águas frias. Estes alimentos possuem ácidos graxos ômega-3, que controla os níveis de triglicérides e colesterol, diminuindo a inflamação e tornando o sangue mais fluido.

Outros alimentos “do bem” quando se trata de inflamações são o chá-verde, o alho, a aveia, a cebola, a soja, as frutas e hortaliças. O consumo destes alimentos durante o processo inflamatório modula a resposta do corpo contra o problema, fazendo com que seja mais rapidamente curado.

Deixe um comentário