Home » Beleza e Saúde » Benefícios dos alimentos » Remédio Caseiro para Afta: dicas infalíveis para curar

Remédio Caseiro para Afta: dicas infalíveis para curar


Está procurando um excelente remédio caseiro para afta na boca? Muitas pessoas não sabem, mais é possível curar afta ou aliviar o desconforto utilizando apenas remédios naturais.

Essas lesões geralmente esbranquiçadas que surgem no entorno da boca podem ser ocasionadas por muitos fatores, incluindo má alimentação, doenças intestinais e o fator genético. E infelizmente ocorre com bastante frequência, independente da idade.

Mas, existem muitas formas de amenizar os sintomas, incluindo remédios caseiros que possuem bons efeitos, como o bicarbonato de sódio, mel, enfim, dentre outros.

Confira a seguir uma lista das principais recomendações de remédios caseiros que são fáceis de fazer e trazem um ótimo resultado.

O que causa afta na boca?

A afta, também conhecida como estomatite aftosa, pode ser ocasionada por diferentes razões.

Ela corresponde há uma pequena bolha esbranquiçada que pode ser encontrada na língua, na garganta ou no interior da boca, sendo que sua presença pode incomodar até a fala.

Como dito, algumas situações podem ocasionar o surgimento dessas bolhas tais como a imunidade baixa, ingestão de alimentos com alto teor de acidez e até o uso de aparelhos ortodônticos.

melhor remédio caseiro para afta
(Foto: Laurich Dentistry)

Recentemente foi descoberto que há pessoas que possuem uma certa predisposição genética ao surgimento da afta.

Pode-se citar outras situações que provocam a mesma, como mordidas acidentais da bochecha (parte interna) e da língua, o stress e ansiedade, doenças gastrointestinais como a doença celíaca, e a AIDS (Síndrome da Imunodeficiência Adquirida).

Todos esses fatores podem provocar o aparecimento da afta. A ida ao médico especialista é encorajada quando o paciente apresenta bolhas muito grandes, aparecimento recorrente em curto período de tempo, dores ao engolir e mastigar na presença da afta, aftas que demoram um pouco mais do que o normal para desaparecerem.

Leia também: Remédios caseiros para azia e queimação

Remédio caseiro para afta na boca

Sabe-se que a afta costuma desaparecer normalmente, por volta de 1 a 2 semanas. Contudo, é possível agilizar o processo de eliminação dessas bolhas com alguns produtos e dicas caseiras.

Por exemplo, bochechos com sal e água morna. Isso deve ser realizado até 3 vezes durante o dia. Nesse caso o sal possui características antissépticas que vão fazer a higienização da região bucal.

Outras duas formas simples são através do uso de cubos de gelo, que devem ser colocados sobre a afta e também o uso de mel, no caso o mel auxilia no tratamento da afta porque possui propriedades cicatrizantes.

remedio tiro e queda para afta na boca
(Foto: eCycle)

Além desses citados, pode-se usar o cravo-da-índia. Para isso, é necessário colocar na boca por até 3 vezes ao longo do dia ou nas vezes que a afta começar a incomodar.

O uso do extrato de alcaçuz tem sido usado com certa frequência no combate a afta. Para tanto, basta pingar sobre os locais das aftas um pouco desse extrato. Esse tratamento pode ser feito 3 até vezes ao dia.

Muitas pessoas também fazem uso do Bicarbonato de Sódio, que é um bom antisséptico natural e possui propriedades anti-inflamatórias. Pois bem, para usar no combate as bolhas é necessário diluir uma colher de chá de bicarbonato em 1 copo com água na temperatura ambiente, em seguida fazer bochechos.

Assim como as dicas anteriores, pode se repetir por até 3 vezes durante o dia o nos momentos de incomodo da afta.

Por último, temos o uso de chá preto, aquele que vem em saquinhos e pode ser facilmente encontrado em supermercados. Aplique um pouco do pó do chá preto sobre afta. Ele auxilia na redução da dor e do desconforto.

Essa foi apenas uma breve lista de remédio caseiro para afta na boca. Teste um desses produtos em casa para curar a sua afta mais rápido.