Como financiar uma franquia

Saiba como funciona uma franquia.

As franquias têm tido um crescimento bastante expressivo na economia brasileira, com taxas que superam a alta obtida pelo Produto Interno Bruto (PIB) do país.

Diante de um cenário tão positivo, muitas pessoas têm buscado o modelo de negócio para investir capital e obter altos rendimentos.

Porém, antes de mais nada, é necessário conhecer a fundo o mercado e a franquia em si. Muitas pessoas, por outro lado, desejam lançar-se no ramo mas não possuem todo o dinheiro necessário para o investimento. Nestes casos, existem algumas facilidades oferecidas pelo sistema financeiro, confira:

O que é e como funciona uma franquia?

Franquia é uma modalidade de negócio no qual a empresa detentora da marca (franqueador) concede ao franqueado, mediante pagamento, a distribuição de produtos e serviços, bem como o uso do nome, a transferência de tercnolgia, estratégias de marketing e consultoria operacional de acordo com padrões estabelecidos. Empresas como McDonald’s, Bob´s, Boticário, CCAA, Habib’s e BR Mania são exemplos de franquias.

Financiamentos para abertura de franquias

Financiamentos para abertura de franquias. (Foto: Divulgação).

Quem deseja abrir uma franquia mas não possui o capital suficiente, pode contar com oportunidades de financiamento do investimento.

O primeiro passo, antes de mais nada, é consultar se a franqueadora aceita o financiamento, e se para tanto possui alguma opção interna.

Caso a franqueadora aceite, mas não possua plano próprio, alguns bancos de varejo oferecem programas específicos para futuros franqueados, são eles Banco do Brasil, Banco do Nordeste, Bradesco, Caixa Econômica Federal, HSBC e Itaú. Os recursos são provenientes do Proger, fundo do governo federal.

Realizar pesquisas e contas sobre o modelo financeiro e o prazo para retorno também são fundamentais para o sucesso.

Leia também:  Como ser representante da Nestlé

Deixe um comentário