Dicas de como preparar uma marmita saudável

Quer aprender a preparar uma marmita saudável? Veja dicas sugeridas por uma nutricionista.

Muitas pessoas levam marmitas para almoçar no trabalho diariamente, mas será que os alimentos contidos nelas são saudáveis e pouco calóricos? É comum ouvir que o preparo da marmita é feito sem grande preocupação em relação aos alimentos. Porém, se você quer cuidar mais da saúde e ainda perder algumas calorias, confira como caprichar no cardápio:

Leia também: Tipos de tratamentos para diabetes

Como preparar uma marmita saudável?

Saiba como preparar uma marmita saudável. (Foto: Divulgação).
Saiba como preparar uma marmita saudável. (Foto: Divulgação).
  • Ao preparar sua própria marmita, você poe determinar a quantidade de comida que será consumida. Ao fazer a refeição em restaurantes é comum cair na tentação e repetir. Além disso, quem cozinha os alimentos sabe a quantidade de sal e gordura utilizada durante o preparo, e se ela é tolerável ou não.
  • É importante incorporar o hábito de comer de três em três horas, uma vez que o metabolismo torna-se mais acelerado. Para tanto, é necessário diminuir a quantidade de comida ingerida durante as principais refeições. Os lanches devem ser feitos com alimentos leves como frutas, iogurtes desnatados, sucos, saladas, cereais, água de coco.
  • A marmita deve conter sempre pelo menos um tipo de salada de folhas. Opções são alface, almeirão, couve, rúcula. Acrescente ainda tomate, cenoura ou pepino.
  • Lembre-se de colocar também um legume no vapor. Experimente abobrinha, couve-flor, chuchu.
  • Substitua o arroz por arroz integral ao menos três vezes por semana.
  • Também três vezes por semana – no minimo – leve leguminosas como feijão, lentilha, grão-de-bico ou ervilha.
  • Prefira carnes brancas ao invés de carnes vermelhas: leve mais peixe e frango em sua marmita. Reserve ao menos três dias na semana para as carnes mais magras e saudáveis.

Deixe um comentário