Home » Beleza e Saúde » Dietas » Dieta para hipertensos

Dieta para hipertensos




Saiba mais sobre dieta para hipertensos.

Pessoas que possuem pressão alta devem ter certos cuidados adicionais para aumentar a qualidade de vida, especialmente com a alimentação.

Por exemplo, alimentos ricos em sódio e gorduras saturadas devem ser evitados ao máximo, ao passo que os ricos em fibras e potássio fazem muito bem.

No entanto, muitas outras recomendações são fundamentais, e envolvem também atividades físicas e o controle do peso.

Se você é hipertenso, ou possui alguem em sua família com o problema, veja a seguir algumas dicas para ter uma vida mais saudável:





Leia também:

Dicas para hipertensos – como reduzir a pressão?

Dicas para hipertensos. (Foto: Divulgação).
  • Os hipertensos precisam estar sempre atentos à obesidade: uma redução de 5% a 10% do peso corporal já garante a redução da pressão arterial. Além disso, os hipertensos com excesso de peso devem consultar médicos e nutricionistas para a elaboração de dietas adequadas, e praticar atividades físicas. O índice de massa corporal deve ser inferior a 25kg/m², e a cintura deve medir menos que 102 centímetros para homens, e 88 para mulheres.

  • Os hipertensos devem aumentar o consumo de frutas, verduras, leite desnatado, alimentos integrais, fibras, potássio, cálcio e magnésio. O recomendado é que comam de quatro a cinco porções diárias de frutas, quatro a cinco de vegetais crus ou cozidos, e de duas a três porções de laticínios desnatados.

  • A quantidade de sal na elaboração de receitas deve ser diminuída. Temperos naturais como alho, cebola, limão, gengibre, alecrim, ervas, salsa, cebolinha, hortelã e manjericão são ideias para o preparo de alimentos. Alguns alimentos industrializados, mesmo que não sejam salgados, possuem alta concentração de sódio, e devem ser restringidos: molhos prontos, sopas em pó, embutidos, conservas, salsichas, enlatados, congelados, defumados, salgadinhos, mussarela, queijo prato, mostarda, catchup e refrigerantes.

  • O consumo de bebida alcoólica deve ser muito limitado, e em alguns casos abandonado. Homens de baixo peso devem ingerir no máximo 30g/dia, e mulheres 15g/dia.

  • Durante o preparo dos alimentos, tente diminuir a quantidade de óleo. Evite também frituras, opte por assados e grelhados.

  • O consumo diário de sal deve ser de até 6 gramas, ou quatro colheres rasas de café (4 gramas) mais o sódio naturalmente existente nos alimentos.



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*