Lista das melhores universidades brasileiras 2012

Conheça a lista das melhores universidades brasileiras 2012.

O jornal Folha de São Paulo divulgou nesta segunda-feira (03) um ranking com as melhores universidades do Brasil.

A qualidade dos cursos oferecidos, a importância dada às pesquisas científicas, reputação no mercado e inovação foram os requisitos julgados pelos examinadores.

Entre as 10 melhores universidades do país, a maioria encontra-se localizada nas regiões Sul e Sudeste, o que pode ser um índice relevante para avaliar a educação superior de maneira geral em todo o Brasil, bem como estudar futuros investimentos em regiões deficientes.

Confira a seguir o ranking:

Ranking das melhores universidades brasileiras

  •  1º. Universidade de São Paulo (USP):a USP atingiu a maior nota nos quesitos avaliados, e também já foi eleitaa 15ª melhor universidade da América Latina por recente pesquisa da Universidade de Xangai. A universidade, que possui campus espalhados por todo o estado, possui hoje 240 cursos de graduação e 98% de professores doutores.

    A USP foi eleita a melhor universidade do país. (Foto: Divulgação).
  •  2º. Universidade de Minas Gerais (UFMG): a UFMG conquistou a segunda maior nota do país. Ela possui hoje 7 cursos de graduação, 58 programas de doutorado, 68 programas de mestrado e 81 programas de especialização.
  •  3º. Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ): a universidade carioca possui 154 cursos de graduação presenciais e 3 à distância, além de 91 programas de mestrado, 82 de doutorado e 326 de especialização.
  •  4º. Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS): a universidade possui 89 cursos de graduação presenciais e 8 à distância, além de 68 programas de doutorado, 71 de mestrado e 10 programas de mestrado profissionalizante.
  •  5º. Universidade Estadual de Campinas (Unicamp): a universidade paulista possui ao todo 66 cursos de graduação, 60 programas de doutorado, 66 programas de mestrado e 16 programas de especialização. Além disso, 98% de seu corpo docente possui título de doutorado ou acima.
  •  6º. Universidade Estadual Paulista (UNESP): com diversos campus no interior paulista, a universidade possui 168 cursos de graduação, 108 mestrados acadêmicos, 4 mestrados profissionais e 85 doutorados acadêmicos. Seu corpo docente é formado por 3.354 professores.
  •  7º. Universidade Federal do Paraná: a universidade oferece 112 cursos de graduação presenciais e 3 à distância, além de 93 especializações, 66 mestrados e 40 doutorados.
  •  8º. Universidade de Brasília (UnB): a universidade possui 98 cursos de graduação, sendo 9 à distância, e mais 58 programas de especialização, 82 programas de mestrado e 63 de doutorado em 2011.
  •  9º. Universidade Federal de Santa Catarina: são ao todo 13 cursos à distância, 84 presenciais, 61 programas de especialização, 56 programas de mestrado e 44 programas de doutorado.
  •  10º. Universidade Federal de Pernambuco (UFPE): a única representante do Nordeste brasileiro possui 93 cursos de graduação presenciais, 3 à distância, 65 mestrados acadêmicos, 6 mestrados profissionais e 45 doutorados. Seu corpo docente é formado por 2.528 professores.

 

Deixe um comentário