Home » Empregos » Carreira » Requerimento de registro profissional online passo a passo

Requerimento de registro profissional online passo a passo




Mudanças à vista para quem quiser requerer o registro profissional. Processo terá sistema novo, pela rede.

De acordo com o portal do Ministério do Trabalho, a solicitação de registro profissional pela internet será iniciado no dia 29 deste mês, chegando a 20 estados.

O MTE inaugurará uma nova fase do Sirpweb, o Sistema Informatizado de Registro Profissional, permitindo solicitação online de registro.





Em sua primeira etapa, o sistema funcionará em estados como Alagoas, Acre; Amapá, Amazonas, Ceará, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Pará, Paraíba, Piauí, Rio Grande do Norte, Rondônia, Roraima, Santa Catarina, Sergipe e Tocantins.

Novo sistema para requerimento de registro profissional

Novo processo de registro profissional do MTE (Foto: divulgação)
Novo processo de registro profissional do MTE (Foto: divulgação)

A ação, conforme profere o ministro Manoel Dias no portal, visa simplificar o acesso do cidadão a serviços realizados pelo Ministério do Trabalho e Emprego, facilitando a vida dos trabalhadores, com funcionamento em breve em todo Brasil.

O programa piloto relacionado a este processo foi efetuado em caráter experimental no Distrito Federal, em novembro de 2012.

Em uma segunda etapa, a proposta deve atingir os estados da Bahia, Minas Gerais, Paraná, São Paulo, Pernambuco, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul.

O Sirpweb se caracteriza por ser um sistema de gerenciamento e controle das informações dos registros dos profissionais em categorias regulamentadas por lei.

Tais categorias têm obrigação de cadastro no sistema para o desempenho de suas atividades. A ferramenta, assim, deve facilitar bastante este serviço.

Requerimento de registro profissional – Novidades

Entre as categorias às quais o MTE concede registro estão agenciador de propaganda; artista; atuário; arquivista; guardador e lavador de veículos; jornalista; publicitário; radialista; secretário; sociólogo; técnico de segurança do trabalho, técnico em espetáculos de diversões, técnico em arquivo e técnico em secretariado.

Com o uso do Sirpweb, as solicitações de registro poderão ser realizadas e acompanhadas pela rede.

Para o cadastro, o interessado deve informar seus dados e as informações referentes ao tipo de registro procurado.

Uma vez dispostos os dados, o sistema gerará um núcleo de solicitação. Este discriminará a documentação a ser protocolada na SRTE mais próxima, seguindo pelo acompanhamento online.

  • Saiba mais detalhes a respeito do novo processo em  MTE
Requerimento de registro profissional online passo a passo
Avalie essa matéria!


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*