Home » Tabs em Destaque Home » Educação » Dia do soldado – Atividades para Educação infantil

Dia do soldado – Atividades para Educação infantil


No dia 25 de agosto, o Brasil comemora o Dia do Soldado. Esse dia foi instituído como forma de homenagem ao patrono do Exército Brasileiro, Luís Alves de Lima e Silva, que nasceu no dia 25 de agosto de 1803.

Luís Alves de Lima e Silva foi conhecido como “o pacificador” durante sua atuação e seu trabalho o tornou até os dias de hoje um exemplo de Soldado.

Trabalhar com as crianças as datas comemorativas e seus significados é de extrema importância para a sua construção de conhecimento de mundo.

O Dia do Soldado também é uma data que pode e deve ser trabalhada com o público infantil. As crianças precisam conhecer as profissões e ter noção de sua importância para a sociedade.

Por esse motivo, nosso site selecionou para você algumas atividades especiais para você que trabalhar com a Educação Infantil. São diversas propostas que com certeza vão ensinar e ao mesmo tempo divertir suas crianças.

Atividades para Educação infantil

Foto: divulgação
Foto: divulgação

Acima você confere uma máscara de soldado.

A proposta da atividade é de que a criança pinte o seu soldado e depois, com a ajuda da professora, coloque um elástico para poder usá-lo como máscara.

Segundo a própria atividade orienta, o ideal é que você cole o desenho em uma cartolina ou papel cartão para que a máscara fique mais resistente.

Foto: divulgação
Foto: divulgação

Uma atividade bem comum de se fazer com as crianças e que sempre a divertem é o chapéu do soldado.

Acima você confere passo a passo como fazer um chapéu de soldado com seus alunos.

Para isso você precisará de qualquer tipo de papel, de preferência em tamanho grande. Pode ser utilizado tamanho folha de jornal.

Foto: divulgação
Foto: divulgação

Nesta atividade a criança poderá pintar o seu soldadinho e poderá levar para casa a música “Brasil” que fala sobre os soldados. Assim, a criança poderá ensaiar a canção até mesmo em casa, com seus pais.

É muito importante trabalhar músicas com as crianças.

Foto: divulgação
Foto: divulgação

Essa é apenas uma atividade de pintura. Porém, você poderá também propor que colem bolinhas de papel crepom, poderá deixar que pintem com tinta têmpera e depois poderá até mesmo expor para os pais das crianças.

Veja também: Graduação Sanduíche – o que é, inscrições

Foto: divulgação
Foto: divulgação

Já nesta atividade de pintura você pode propor o mesmo sugerido na atividade anterior, porém, contemplando meninos e meninas, já que na imagem, há também uma menina segurando a bandeira do Brasil.

Não deixe de falar sobre o Brasil às crianças. Muitas crianças saem da Educação Infantil sem nem saber que o Brasil é o nosso país.

Foto: divulgação
Foto: divulgação

Eis acima outra música que você poderá trabalhar com as crianças, a “Marcha Soldado”, música clássica de se cantar neste dia.

Você poderá propor a mesma tarefa que foi sugerida para a outra atividade com música, podendo até mesmo marcar uma data para que as crianças se apresentem para os seus pais ou gravando um vídeo em sala de aula para depois acrescentar ao portfólio da criança.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*