Home » Tabs em Destaque Home » Educação » Atividades sobre Adjetivos com Gabarito

Atividades sobre Adjetivos com Gabarito

As atividades sobre adjetivos com gabarito vão auxiliar os professores no momento de montarem as suas aulas.

Aproveite as atividades sobre adjetivos com gabarito que escolhemos para hoje e incremente as suas aulas. Tudo o que é repetido muitas vezes é melhor fixado, por isso, ofereça muitos exercícios sobre adjetivo para os seus alunos, para que eles fixem muito bem esta matéria.

Resumidamente, o adjetivo é o que qualifica o substantivo, seja de forma positiva ou negativa. Em sala de aula há várias maneiras de se trabalhar esta matéria, seja com exercícios, para alunos maiores, seja com figuras e brincadeiras, para os alunos menores, de anos iniciais do ensino. O melhor que o educador ou a educadora tem a fazer é averiguar antes quais as necessidades de sua turma, para que a matéria sobre adjetivo seja fixada da melhor maneira possível.

Exercícios com Adjetivo

Os professores são ver alguns exercícios sobre adjetivo ao longo deste post e podem a partir destas ideias criarem outros exercícios, com palavras similares, ampliando assim, a sua gama de exercícios, pois como já foi mencionado, quanto mais repetições, melhor a fixação do aprendizado.





Dicas de Atividades sobre Adjetivos com Gabarito
Aproveite todas as atividades sobre adjetivos com gabarito (Foto: st-marks.islington.sch.uk)

Leia ainda sobre: Exercícios de Inglês para Imprimir – Ensino Fundamental.

Atividades sobre Adjetivos com Gabarito

Investir em atividades lúdicas é o melhor caminho para este caso. Veja logo a seguir algumas atividades sobre adjetivos com gabarito que escolhemos para auxiliar você, professor ou professora que está passando por este período em sua sala de aula.

1) Sublinhe os adjetivos e indique, com uma seta, a que substantivo eles se referem.

  1. a) O aluno estudioso consegue bons resultados.
  2. b) As crianças pequenas estavam alegres.
  3. c) A menina ficou irritada com o irmão
  4. d) O homem usava um chapéu grande.
  5. e) Maria encontrou um pobre gatinho martirizado
  6. h) Esse menino tem cabelos pretos e encaracolados.

2) Marque com um X a frase em que a palavra destacada é adjetivo.

  1. a) As goiabas doces eram vendidas pelos feirantes.
  2. b) Naquele sítio os visitantes comem muitos doces.
  3. a) Uma velha atendeu-me na porta.
  4. b) Uma saia velha foi encontrada na rua.
  5. a) As pessoas acharam o homem estranho.
  6. b) Um estranho chegou no bar.

3) Sublinhe os adjetivos que encontrar em cada frase.

a)As águas frescas do rio lembram um delicioso banho.

b)Pessoas apressadas vão para o trabalho.

c)As misteriosas sombras provocaram medo.

d)A luz clara da lua clareia os caminhos à noite.

e)As nuvens, brancas e formosas, passeiam pelo céu.

f)As estrelas brilhantes enfeitam o céu.

  1. g) Grandes e belas árvores enfeitam o parque.
  2. h) O mar agitado assusta os pescadores.
  3. i) Pedro é animado.
  4. j) O rio calmo desperta tranquilidade.
  5. k) As meninas alegres foram à escola.
  6. l) Pessoas agitadas rodeavam o doente.

4) Escreva o plural das frases.

a)Aquele equipamento é útil, mas perigoso.

b)Este aluno é capaz de realizar qualquer atividade.

c)O resultado é possível.

  1. d) Ele é um homem gentil e amoroso.

e)A menina estudiosa recebeu bons resultados.

  1. f) O homem português recebeu congratulação.

5) Complete as frases, colocando o adjetivo ÚTIL no grau indicado.

a)O ônibus é ______________________. (Grau normal)

b)O carro é ___________________ a bicicleta. (grau comparativo de superioridade)

c)A moto é _____________________ a bicicleta. (grau comparativo de igualdade)

d)O avião é ____________________ . (grau superlativo absoluto sintético)

e)O carro é _________________ de todos. (grau superlativo relativo de superioridade)

f)O bicicleta é _______________ de todos. (grau superlativo relativo de inferioridade)

6) Crie 2 frases que tenha pelo menos um adjetivo.

……………………………………………………………………………………………………………………..

……………………………………………………………………………………………………………………..

7) Liste 6 adjetivos pátrios.

………………………………………………………………………………………………………………………

8) Defina Adjetivo.

………………………………………………………………………………………………………………………

………………………………………………………………………………………………………………………

GABARITO: Exercício sobre Adjetivo

1)

  1. a) Adjetivo ESTUDIOSO refere-se a ALUNO; BONS refere-se a RESULTADOS.

b)Adjetivos PEQUENAS e ALEGRES referem-se a CRIANÇAS.

c)Adjetivo IRRITADA refere-se a MENINA.

d)Adjetivo GRANDE refere-se a CHAPÉU.

  1. e) Adjetivos POBRE e MARTIRIZADO referem-se a GATINHO.

f)Adjetivos PRETOS e ENCARACOLADOS referem-se a CABELOS.

2)

A – B – A

3)

  1. a) frescas, delicioso. g) grandes, belas
  2. b) apressadas h) agitado
  3. c) misteriosas i) animado
  4. d) clara j) calmo
  5. e) brancas, formosas k) alegres
  6. f) brilhantes l) agitadas

4)

  1. a) Aqueles equipamentos são úteis, mas perigosos.
  2. b) Estes alunos são capazes de realizar quaisquer atividades.
  3. c) Os resultados são possíveis.
  4. d) Eles são homens gentis e amorosos.
  5. e) As meninas estudiosas receberam bons resultados.
  6. f) Os homens portugueses receberam congratulações.

5)

  1. a) útil
  2. b) mais útil que
  3. c) tão útil quanto
  4. d) utilíssimo
  5. e) o mais útil
  6. f) o menos útil

6)

Sugestão: As aves noturnas saíram para caça.

As cadeiras escolares foram entregues hoje.

7) Qualquer adjetivo que indique a naturalidade ou nacionalidade da pessoa.

Sugestões: amazonense, mato-grossense, capixaba, baiano, rondoniano, paulista.

8) Adjetivo é toda palavra que qualifica o substantivo.

Créditos:http://saladelinguaportuguesablog.blogspot.com.br/2013/03/exercicios-sobre-adjetivo.html

Mais exercícios sobre adjetivo.

1- Leia os textos abaixo e faça o que se pede:

“(…) No fundo o imponente castelo. No primeiro plano a íngreme ladeira que conduz ao castelo. Descendo a ladeira numa disparada louca o fogoso ginete.

Montado no ginete o apaixonado caçula do castelão inimigo de capacete prateado com plumas brancas. E atravessada no ginete a formosa donzela desmaiada entregando ao vento os cabelos cor de carambola.” (A. de Alcântara Machado, Carmela).

“(…) íamos, se não me engano, pela rua das Mangueiras, quando voltando-nos, vimos um carro elegante que levavam a trote largo dois fogosos cavalos. Uma encantadora menina, sentada ao lado de uma senhora idosa, se recostava preguiçosamente sobre o macio estofo e deixava pender pela cobertura derreada do carro a mão pequena que brincava com um leque de penas escarlates.” José de Alencar, Lucíola).

Nesses excertos, observa-se que a maioria dos substantivos são modificados por adjetivos ou expressões equivalentes.

Comparando os dois textos:

  1. a) aponte em cada um deles o efeito produzido por tal recurso linguístico
  2. b) justifique sua resposta.

2-   “Os homens são os melhores fregueses” – os melhores encontra-se no grau:

  1. a) comparativo de superioridade.
  2. b) superlativo relativo de superioridade.
  3. c) superlativo absoluto sintético.
  4. d) superlativo absoluto analítico de superioridade.

3-   O desagradável da questão era vê-lo de mau humor depois da troca de turno. Na frase acima, as palavras destacadas comportam-se, respectivamente, como:

  1. a) substantivo, adjetivo, substantivo.
  2. b) adjetivo, advérbio, verbo.
  3. c) substantivo, adjetivo, verbo.
  4. d) substantivo, advérbio, substantivo.
  5. e) adjetivo, adjetivo, verbo.

4-  Em algumas gramáticas, o adjetivo vem definido como sendo “a palavra que modifica o substantivo”. Assinale a alternativa em que o adjetivo destacado contraria a definição.

  1. a) Li um livro lindo.
  2. b) Beber água é saudável.
  3. c) Cerveja gelada faz mal.
  4. d) Gente fina é outra coisa!
  5. e) Ele parece uma pessoa simpática.

5-   Indique a alternativa em que não é atribuída a ideia de superlativo ao adjetivo.

  1. a) É uma ideia agradabilíssima.
  2. b) Era um rapaz alto, alto, alto.
  3. c) Saí de lá hipersatisfeito.
  4. d) Almocei tremendamente bem.
  5. e) É uma moça assustadoramente alta.

6-   Siga o modelo: modificação da paisagem – modificação paisagística



  1. a) água da chuva
  2. b) exageros da paixão
  3. c) atitudes de criança
  4. d) soro contra veneno de serpente

7-   Dê o superlativo absoluto sintético de:

  1. a) feliz
  2. b) livre

8-   Faça conforme o modelo: alma de fora – alma exterior

  1. a) imagem do espelho
  2. b) parede de vidro
  3. c) imposição da lei
  4. d) comprimento da linha

9-   Dê os adjetivos equivalentes às expressões em destaque.

  1. a) programa da tarde
  2. b) ciclo da vida
  3. c) representante dos alunos

10-   Passe para o plural.

  1. a) borboleta azul-clara
  2. b) borboleta cor-de-laranja

11-   Dadas as afirmações de que os adjetivos correspondentes aos substantivos:

  1. enxofre
  2. chumbo
  3. prata

São, respectivamente,

  1. sulfúreo 2. plúmbeo 3. argênteo

Verificamos que está (estão) correta(s):

  1. a) apenas a afirmação 1 .
  2. b) apenas a afirmação 2.
  3. c) apenas a afirmação 3.
  4. d) apenas as afirmações 1 e 2.
  5. e) todas as afirmações.

12-   Relacione a primeira coluna à segunda.

(1)  água                         (  ) pluvial

(2)  chuva                       (  ) ebúrneo

(3)  gato                         (  ) felino

(4)  marfim                     (  ) aquilino

(5)  prata                        (  ) argênteo

(6)  rio

(7)  não consta da lista

A sequência correta é:

  1. a) 7, 7, 3, 1,;7.
  2. b) 6, 3, 7, 1,4.
  3. c) 2, 4, 3, 7, 5.
  4. d) 2, 4, 7, 1, 7.

13-   Os superlativos absolutos sintéticos de comum, soberbo, fiel, miúdo são, respectivamente: a) comuníssimo, super, fielísimo, minúsculo.

b)comuníssimo, sobérrimo, fidelíssimo, minúsculo.

  1. c) comuníssimo, superbíssimo, fidelíssimo, minutíssimo.
  2. d) comunérrimo, sobérrimo, fidelíssimo, miudérrimo.
  3. e) comunérrimo, sobérrimo, fielíssimo, minutissimo.

14-   Os adjetivos Iígneo, gípseo, níveo, braquial significam, respectivamente:

  1. a) lenhoso, feito de gesso, alvo, relativo ao braço.
  2. b) lenhoso, feito de gesso, nivelado, relativo ao crânio.
  3. c) lenhoso, rotativo, abalizado, relativo ao crânio.
  4. d) associado, rotativo, nivelado, relativo ao braço.
  5. e) associado, feito de gesso, abalizado, relativo ao crânio.

15-  Aponte a alternativa incorreta quanto à correspondência entre a locução e o adjetivo.

  1. a) glacial (de gelo); ósseo (de osso)
  2. b) fraternal (de irmão); argênteo (de prata)
  3. c) farináceo (de farinha); pétreo (de pedra)
  4. d) viperino (de vespa); ocular (de olho)
  5. e) ebúrneo (de marfim); insípida (sem sabor)

16-   O plural de terno azul-claro, terno verde-mar é, respectivamente:

  1. a) ternos azuis-claros, ternos verdes-mares.
  2. b) ternos azuis-claros, ternos verde-mares.
  3. c) ternos azul-claro, ternos verde-mar.
  4. d) ternos azul-claros, ternos verde-mar.
  5. e) ternos azuis-claro, ternos verde-mar.

17-   Marque:

  1. a) se I e II forem verdadeiras
  2. b) se I e III forem verdadeiras
  3. c) se II e III forem verdadeiras
  4. d) se todas forem verdadeiras
  5. e) se todas forem falsas

“… eu não sou propriamente um autor defunto, mas um defunto autor…”

  1. No primeiro caso, autor é substantivo; defunto é adjetivo.
  2. No segundo caso, defunto é substantivo; autor é adjetivo.

III.  Em ambos os casos, tem-se um substantivo composto.

18-  Assinale a alternativa em que o termo cego(s) é um adjetivo.

  1. a) “Os cegos, habitantes de um mundo esquemático, sabem aonde ir…”
  2. b) “O cego de Ipanema representava naquele momento todas as alegorias da noite escura da alma…”
  3. c) “Todos os cálculos do cego se desfaziam na turbulência do álcool.”
  4. d) “Naquele instante era só um pobre cego.”
  5. e) “… da Terra que é um globo cego girando no caos.”

19-   Observe as proposições abaixo:

  1. Poucos autores escrevem poemas herói-cômicos.
  2. Os cabelos castanhos-escuros emolduravam-lhe o semblante juvenil.
  3. Vestidos vermelhos e amarelo-laranja foram os mais vendidos na exposição.
  4. As crianças surdo-mudas foram encaminhadas à clinica para tratamento.
  5. Discutiu-se muito a respeito de ciências político-sociais na última assembleia dos professores.
  6. As sociedades luso-brasileira adquiriram novos livros de autores portugueses.

Marque as frases corretas e some os valores que lhes são atribuídos.

20-   O adjetivo está mal flexionado em grau em:

  1. a) livre: libérrimo
  2. b) magro: macérrimo
  3. c) doce: docílimo
  4. d) triste: tristíssimo
  5. e) fácil: facílimo

21-  Siga o exemplo:

Não chame a torre de alta, mas de altíssima. Não considero sua atitude nobre, mas (*).

22-   No trecho “… o homem não fala simplesmente uma língua, não a usa, como mero instrumento de comunicação…”, o termo sublinhado é um:

  1. a) substantivo e significa “simples”.
  2. b) advérbio e significa “genuíno”.
  3. c) adjetivo e significa “quase”.
  4. d) advérbio e significa ”estreme”.
  5. e) adjetivo e significa “puro”.

23-  Assinale a alternativa em que ambos os adjetivos não se flexionam em gênero.

  1. a) elemento motor, tratamento médico-dentário
  2. b) esforço vão, passeio matinal
  3. c) juiz arrogante, sentimento fraterno
  4. d) cientista hindu, homem célebre
  5. e) costume andaluz, manual lúdico-instrutivo

24-   Das frases abaixo, apenas uma apresenta adjetivo no comparativo de superioridade, assinale-a.

  1. a) A palmeira é a mais alta árvore deste lugar.
  2. b) Guardei as melhores recordações daquele dia,
  3. c) A Lua é maior que a Terra.
  4. d) Ele é o maior aluno de sua turma.
  5. e) O mais alegre dentre os colegas era Ricardo.

25-  Dê o grau normal dos superlativos:

  1. a) macérrimo
  2. b) tetérrimo
  3. c) minutíssimo
  4. d) personalíssimo
  5. e) feracíssimo

26-   Relativamente à concordância dos adjetivos compostos indicativos de cor, uma, dentre as seguintes alternativas, está errada. Qual?

  1. a) saia amarelo-ouro
  2. b) papel amarelo-ouro
  3. c) caixa vermelho-sangue
  4. d) caixa vermelha-sangue
  5. e) caixas vermelho-sangue

Respostas dos exercícios sobre adjetivo e flexão do adjetivo

  1. a) Por se tratar de textos narrativos, a adjetivação tem caráter descritivo e não argumentativo. E ambos os textos, nota-se uma caracterização enaltecedora, que desenha um quadro idealizado cujos elementos se aproximam da perfeição. No segundo texto, essa construção é o objetivo do escritor; no primeiro, o escritor faz referência a certo tipo de escrito em que os elementos apresentados são sempre os mesmos – sempre idealizados, sempre caracterizado pelos mesmos adjetivos.
  2. b) Deve-se notar o uso dos artigos definidos no primeiro texto que substantivam as expressões a que se referem – não é um castelo, é o “imponente castelo” das típicas histórias românticas. Esse tratamento permite perceber que o primeiro texto é metalinguístico.
  3. b
  4. a
  5. b
  6. d
  7. a) pluvial

b)passionais

  1. c) infantis, pueris
  2. d) antiofídico
  3. a) felicíssimo
  4. b) libérrimo
  5. a) especular
  6. b) vítrea
  7. c) legal
  8. d) linear
  9. a) vespertino
  10. b) vital
  11. c) discente
  12. a) borboletas azul-claras
  13. b) Borboletas cor-de-laranja
  14. e
  15. c
  16. c
  17. a
  18. d
  19. d
  20. a
  21. e
  22. 01+04+16=21
  23. c
  24. nobilíssima
  25. e
  26. d
  27. c
  28. a) magro
  29. b) tetro (tétrico)
  30. c) miúdo
  31. d) pessoal
  32. e) feraz ( fértil, fecundo)
  33. d

Créditos:http://maiseducativo.com.br/exercicios-de-adjetivo-com-gabarito/

Leia ainda sobre: 30 Atividades de Coordenação Motora para Imprimir.

Como Trabalhar Adjetivo no Ensino Fundamental

Para trabalhar adjetivo no ensino fundamental o educador ou a educadora deve investir em técnicas mais divertidas, para que os pequenos assimilem a matéria de melhor forma, aprendendo com maior prazer.

Como estamos falando sobre qualificar um substantivo, faça cartazes com adjetivos como feliz e triste, com carinhas felizes e tristes, por exemplo, e vá alternando os cartazes conforme vai mudando as frases durante a aula.

Assista ao vídeo do canal Um pouco sobre tudo e veja uma aula sobre adjetivo. Confira os outros vídeos bem interessantes do canal Um pouco sobre tudo.



Atividades sobre Adjetivos com Gabarito
Avalie!