Home » Tabs em Destaque Home » Educação » Atividades Consciência Negra para Educação Infantil

Atividades Consciência Negra para Educação Infantil

Veja como você pode trabalhar o dia da consciência negra na educação infantil com atividades interessantes para as crianças



As atividades sobre a consciência negra voltadas para a educação infantil, têm como objetivo principal chamar a atenção das crianças para o tema. Assim, é possível fazer com que, desde o começo, elas já entendam a necessidade de respeitar seus semelhantes, independentemente das cores, raças, credos, etc.

Sendo assim, neste post apresentaremos alguns exemplos de atividades sobre consciência negra que costumam ser utilizadas nas salas de aula com muito sucesso.

E também apresentaremos dicas sobre as formas mais eficientes de abordar esse assunto. Com isso, você terá uma boa dose de fundamentos para promover belos ensinamentos.





Como abordar consciência negra na educação infantil

Desde o ano de 2003, a história da cultura afro-brasileira passou a ser um tema obrigatório nos currículos escolares. Dessa forma, as atividades consciência negra passaram a ser desenvolvidas com maior frequência e diversos planos foram criados para garantir a eficiência dos conteúdos.

Desse modo, é possível dizer que a abordagem do tema consciência negra, assim como qualquer outro, demanda um planejamento prévio, uma vez que a ideia é apresentar os mais diversos assuntos sobre a cultura afro-brasileira de uma forma bastante didática.

atividades consciência negra
(Foto: Resumo Escolar)

Para tanto, muito planos que incluem atividades de linguagem oral, com debates, histórias e, até mesmo, algumas cantigas infantis, conseguem abordar o tema de uma forma muito interessante. Além disso, uma ideia interessante é sempre estabelecer um parâmetro com a promoção da igualdade entre todos os seres humanos.

Atividades consciência negra na escola

Como dissemos, muitos planos para falar sobre a consciência negra na escola já foram criados. Nesses planos, os educadores resolveram reunir uma série de atividades com o intuito de tornar o aprendizado mais fácil.

atividades do dia da consciência negra
(Foto: Atividades para Professores)

Confira abaixo alguns exemplos de atividades:

  • Atividades de leitura, com histórias de origem africana;
  • Atividades de escrita e de desenho, abordando o assunto da diversidade cultural e estimulando o respeito às diferenças;
  • Atividades lúdicas, como peças de teatro, por exemplo;
  • Atividades com canções e cantigas de origem africana.

Leia também: Desenho da Primavera para Colorir: Educação Infantil

Músicas sobre consciência negra

Dentre as atividades sobre a consciência negra, encontramos aquelas que fazem uso de músicas de origem africana ou canções que abordam o tema da diversidade cultural. Nesses casos, as músicas são ensinadas e explicadas para as crianças.

Obviamente, o interessante é explicar os versos das canções e atentar para a linguagem utilizada. Afinal, em muitos casos, embora certas canções sejam perfeitos exemplos de “hinos da consciência negra”, o linguajar utilizado pode não ser adequado para certas idades.

Mesmo assim, os exemplos de canções que abordam essa temática são muitos e, por esse motivo, será possível promover boas sessões de uma “cantoria didática”. Confira:

  • Ilê! Pérola Negra (O Canto do Negro) – Daniela Mercury;
  • Problema Social – Seu Jorge;
  • Quem Planta o Preconceito – Natiruts;
  • Racismo é Burrice – Gabriel, O Pensador;
  • Zumbi – Jorge Bem Jor;
  • Canto das Três Raças – Clara Nunes;
  • Sorriso Negro – Dona Ivone Lara.

Cartaz sobre consciência negra

Por fim, podemos ressaltar que, dentre as inúmeras atividades sobre consciência negra, a criação de painéis e cartazes é sempre uma boa ideia, já que, nessas peças, é possível colocar diversas frases e, ao mesmo tempo, incluir a todos na confecção do projeto.

Além do mais, não faltam ideias de cartazes interessantes que conseguem explorar a temática com elementos históricos, culturais, etc.

E claro, também existem painéis que colocam imagens de todos os alunos a fim de promover o respeito às diferenças. Logo, não deixe de conferir os exemplos que separamos para lhe inspirar.

cartaz com mãos dia da consciência negra
(Foto: Café com História e Educação)
cartazes para o dia da consciência negra
(Foto: atividades educacao infantil)
cartaz da educação infantil
(Foto: A Arte de Ensinar e Aprender)
mensagem dia da consciência negra
(Foto: biblioteca escolar do jk)

Portanto, as atividades consciência negra costumam se apresentar de diversas formas. Contudo, seja qual for a maneira de apresentar o tema, é imperativo que, no centro de todas as atenções, esteja a promoção da igualdade entre os seres humanos.

Atividades Consciência Negra para Educação Infantil
Avalie essa matéria!