Home » Artesanato » Madeira » Como Pintar MDF: passo a passo, dicas

Como Pintar MDF: passo a passo, dicas

Para aumentar a durabilidade, o pincel e o rolinho de espuma devem ser lavados logo após cada aplicação de tinta



Descobrir como pintar MDF é o primeiro passo para entrar em um segmento do artesanato que vem crescendo muito nos últimos anos. Afinal, o MDF é um material muito versátil que, em conjunto com a criatividade dos artesãos, é capaz de formar belos produtos. E claro, saber como pintar essas peças é atribuir maior beleza às criações.

Então, para lhe ajudar a descobrir como pintar MDF de uma forma muito eficiente, além de bonita, resolvemos separar aqui algumas dicas muito interessantes.

Se você já têm uma noção, melhorar a técnica é sempre uma boa opção. Caso esteja começando a manusear, esse material, não perca essa oportunidade de aprender.





Tinta para pintar MDF

Para quem não sabe, o MDF é uma placa de fibra de madeira que costuma ser utilizada para a criação de variadas peças artesanais. Por conta dessa constituição, sua coloração natural segue a linha dos tons amadeirados que encontramos na natureza.

Para poder alcançar resultados estéticos mais interessantes, saber como pintar esse material é imprescindível. Assim, o primeiro passo para quem deseja descobrir como pintar MDF, é saber os tipos de tinta que podem ser usados nesse material. Felizmente, separamos uma lista abaixo, confira:

  • Base Acrílica: é utilizada para preparar as peças antes da pintura;
  • Tinta PVA: Esse é um dos tipos mais utilizados por conta da característica de ser uma tinta solúvel em água;
  • Tinta Acrílica: Essa tinta é semelhante à PVA, mas apresenta maior durabilidade e maior resistência à água.

Entenda a seguir, qual a diferença entre a tinta PVA e a tinta acrílica para utilizá-las da melhor maneira possível.

Como pintar MDF cru 

Como dissemos, o MDF possui uma tonalidade amadeirada e, em muitos casos, essa condição de MDF cru acaba “sugando” as primeiras demãos de tinta. Por esse motivo, é altamente indicado preparar a peça antes de começar os trabalhos.

Nesses casos, é bom ressaltar que existem alguns tipos de MDF que já vêm previamente preparados para a pintura.

Com isso, bastará realizar a primeira pintura com tinta branca, para depois começar a colorir. Quando o material, não está previamente preparado, é necessário que uma lixa tenha que ser utilizada para deixar a superfície lisa.

Veja como isso pode ser feito no passo a passo disponibilizado pelo canal Mania de Artesanato:

Passo a passo de como pintar com spray

Outra dica muito importante, e prática, é usar tintas acrílicas em spray. Obviamente, alguma habilidade no manuseio será necessária para poder fazer bom uso dos jatos de tinta. Mesmo assim, se a pessoa tiver a habilidade necessária, bastará seguir os seguinte passos:

  • Comece eliminando todas as imperfeições da superfície, deixando-a completamente lisa;
  • Prepare a área nos arredores para evitar manchas (jornais são essenciais);
  • Com pequenos jatos, lançados à distância, comece a preencher o MDF com cor;
  • Faça o possível para não pressionar com muita força ou o desperdício de tinta será grande.

Confira agora algumas dicas do canal Tu Organizas para trabalhar com pintura em spray. As ideias são para todos os tipos de materiais, inclusive MDF. Veja e aprenda:

Como pintar MDF com betume

Aqueles que estão tentando descobrir como pintar MDF se surpreendem ao saber que o betume pode ser utilizado para criar peças muito bonitas, com um aspecto envelhecido.

Novamente, será preciso preparar a peça, deixando-a com a superfície lisa para receber o betume. Aliás, o mais indicado é fazer uso do Betume à base de água.

Quando tudo estiver preparado, com a ajuda de um pincel, comece a colorir a peça com betume. Conforme irá perceber, o procedimento não é nada diferente do padrão, pois apenas a “tinta” foi modificada.

Para que você possa aprender um pouco mais sobre o betume, selecionamos um vídeo da Dani Freire, que mostra como pintar uma caixa de MDF para padrinhos usando betume e depois como decorá-la. Vale a pena assistir!

Dicas de como pintar MDF já pintado

Uma dúvida que costuma ser recorrente é se há como pintar MDF que já foi pintado. E a resposta é sim! Para realizar o procedimento, alguns cuidados devem ser tomados.

Para começar, a tinta anterior deve ser retirada. Para tanto, uma lixa de granulação média é a mais indicada. Depois, com o auxílio de um pano, retire todo o pó.

Como a peça anterior já passou pelo preparo para pintura não é necessário realizar qualquer pintura de base. Isto é, com tudo bem lixado e limpo, bastará começar a pintar com a nova cor.

Como pintar MDF vazado

Por fim, quando as peças de MDF são vazadas, ou seja, possuem alguns recortes, as pessoas costumam ter muita dúvida e não sabem o que fazer.

Bem, apesar de exigir alguns cuidados a mais, há como pintar MDF vazado de uma forma bem simples.

como pintar mdf
(Foto: Elo7)

Bastará fazer uso de uma ferramenta chamada batedor de espuma, que consegue alcançar os cantinhos da parte vazada de uma forma muito eficiente.

Portanto, agora que você sabe muito mais sobre como pintar MDF, esperamos que consiga alcançar excelentes resultados. Por fim, lembramos que praticar é sempre a melhor forma de alcançar a perfeição. Bom trabalho!

Como Pintar MDF: passo a passo, dicas
5 (100%) 1 vote