Dicas de como montar um jardim pequeno

 Com os espaços cada vez menores, as moradias precisam de soluções criativas para que seja possível trazer um pouco de verde para dentro de casa.  A solução encontrada pelos profissionais da área é a criação de um pequeno jardim em qualquer cantinho livre, seja na varanda, entre os cômodos, no jardim, ou onde for possível.

Plantas recomendadas para jardim pequeno

Créditos: revistacasaejardim.globo.com

Geralmente é recomendado utilizar plantas que precisam de pouco sol e pouca água, como a lança de São Jorge, pleomeles, pacova e palmeira. Se o espaço for muito pequeno utilize vasos. Para quem faz questão de ter flor, a melhor opção são as violetas que não precisam de muita luz.

Créditos: miriandecor.blogspot.com

Um pequeno jardim, principalmente na varanda de um apartamento, pode ser formado por vasos pequenos e médios. Observe a quantidade de sol que bate no espaço e escolha plantas que vão ter um bom desenvolvimento no local.

Créditos: miriandecor.blogspot.com

Pequenos canteiros delimitados com toras ou tijolinhos são uma bela opção para quem deseja ter um pequeno jardim em casa. A manutenção e a adubação devem ser feita corretamente, por isso procure sempre conhecer a planta, antes de começar o seu jardim.

Créditos: miriandecor.blogspot.com

Para plantar escolha uma terra boa como as escuras que tem uma cor marrom café, elas podem ser misturadas com areia e húmus para melhorar a quantidade de nutrientes que serão absorvidas pela planta. Para quem não tem espaço dentro de casa, a melhor opção é fazer o jardim na entrada.

Como montar um jardim pequeno em apartamento

Quem mora em apartamento acaba tendo mais dificuldade em encontrar um espaço adequado, por isso a sugestão é criar ambientes em que possam ser colocados vasos, de diferentes tamanhos até mesmo suspensos.

Créditos:tecnologiaecozinha.blogspot.com

Coloque vasos iguais sobre uma plataforma e aproveite para plantar temperos e ervas úteis, como hortelã, manjericão, salsinha ou  cebolinha.

Créditos:casa.abril.com.br

Uma forma legal de plantar os temperos e organizar os vasos é criando uma prateleira  na cozinha do seu apartamento, assim é possível cuidar das plantas e usar para cozinhar de forma fresca e saudável.

Créditos:arqmayaravieira.blogspot.com

Outra sugestão criativa é inserir um jardim vertical, que quase não ocupa espaço e pode ser feito tanto na área interna quanto externa do apartamento. (Leia também dicas sobre como tirar bolor de roupas coloridas).

Categoria: Casa e Decoração


Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *


*