Home » Casa e Decoração » Como tirar papel de parede de forma fácil e prática

Como tirar papel de parede de forma fácil e prática


Com tirar papel de parede é muito importante, afinal é um produto versátil e que pode ser renovado a qualquer momento.

Porém, é importante entender as técnicas sobre como tirar papel de parede sem que a parede fique danificada e até mesmo o próprio produto.

Dessa forma, você pode reaproveitar o material em algum outro ambiente ou até mesmo colocar outra estampa na mesma parede sem precisar realizar nenhum reparo.

retirar papel de parede
Foto: Bison

Pronto para entrar neste mundo da decoração e aprender como fazer para tirar papel de parede de um jeito fácil e prático?

Então dá só uma conferida nessas dicas de como tirar papel de parede que separamos para você. Confira!

Dicas de como retirar papel de parede adesivo

Para quem tem instalado um papel de parede adesivo, a melhor forma que tem para remover sem danificar o produto e a parede é utilizando métodos de vaporização ou ar quente.

Para isso, você pode utilizar somente água, vaporizadores, secadores de cabelo e outros.

Veja a seguir como fazer o procedimento com água do canal RDK PINTURAS:

Como tirar papel de parede removível

Para saber como tirar o papel da parede do tipo removível é bem simples. Como o próprio nome já diz, eles foram criados especialmente para isso.

Ou seja, para serem aplicados e depois serem removidos para outros tipos de aplicações.

Esse tipo de adesivo de parede não necessita de nenhum adicional de terceiro para poder ser retirado. Não é necessário água, secador, detergente… nada!

Sua remoção não deixa vestígios na parede, o que é uma ótima vantagem.

Basta encontrar as duas pontas da faixa do papel e parede e começar a puxar simultaneamente, ou de baixo para cima ou de cima para baixo, sempre rente a parede, devagar e com cuidado.

Caso você perceba que algo está interferindo a sua saída, não tente forçar puxando. Utilize um pouco de água aquecida ou secador para amolecer a cola e continue o processo.

Veja esse tutorial da Defacile:

Como tirar papel de parede de drywall?

Diferente do processo de remoção de uma parede convencional, no caso de como tirar papel de parede de drywall você precisa ter um pouco mais de cuidado.

Primeiro, saiba que o uso direto e líquidos é proibido, pois se trata de uma superfície feita e gesso.

Assim, você pode realizar várias fendas com distancias entre 20 ou 25 cm cada na horizontal, com o auxílio de um estilete, faca ou até mesmo de alguma ferramenta especial para este corte simples.

como tirar papel de parede velho
Foto: The Washington Post

Feita as fendas, comece a raspar cuidadosamente ou passe a descascar o adesivo de parede sempre com muito cuidado para não danificar a parede e não deixar vestígios.

Caso o papel parede esteja há muito tempo na parede, provavelmente ele será mais difícil de conseguir tirar.

Dessa forma, você precisará umedecer o adesivo com um pouco de água aquecida, tomando cuidado para não molhar as fendas.

Aprenda como tirar papel de parede com secador de cabelo

Se você tem instalado em sua casa, comércio ou escritório um papel de parede, porém, agora quer removê-lo, fique tranquilo! Pois há uma forma de retirar.

Esses produtos são lisos, sem textura ou relevo algum. Portanto, são materiais laváveis dando para remover sem comprometer a sua parede.

remover papel de parede com secador
Foto: Wallpaper Safari

Para isso, o primeiro passo de como conseguir tirar papel de parede é que você encontre os seus cantos. Pode ser com a unha ou até mesmo com o estilete.

Assim que a encontrar, puxe essa pontinha com bastante cuidado, mas apenas um pouco.

Depois, com o auxílio de um secador de cabelo, esquente a área e vá puxando sempre para baixo ou para cima e rente a parede para não danificar a parede.

Dessa forma, o papel se soltará facilmente. Caso reste algum resíduo na parede, basta passar um pano umedecido com detergente na parede.

Papel de parede pode ser reutilizado?

Hoje no mercado você encontra uma linha extensa de papeis de parede. Alguns deles, aqueles que geralmente são mais baratos e feitos de papel sem películas de proteção como o PVC ou vinil, não podem ser reaproveitados.

Foto: Pin de Steve Gaudette

Isso porque não são resistentes o suficiente para o processo de remoção.

Mas há outras linhas de papeis de parede de PVC e vinílico que aceitam remoção e reutilização de forma bem tranquila.

Porém, para isso é preciso que no momento da aplicação tenha sido utilizado a cola ideal para colocação de adesivos para parede. Além do mais, você precisará ser cuidadoso para não danificar o papel no momento de sua retirada.

Como fica a parede depois de tirar o papel de parede

A forma como a parede irá ficar, irá depender do jeito que escolheu para tirar papel de parede.

Foto: Kafedra

Se você tomar todos os cuidados possíveis que até o próprio fabricante recomenda na embalagem, você consegue ter o mínimo de imperfeições possíveis em suas paredes.

Dessa forma, será necessário apenas algum retoque na pintura, nada muito dificultoso que requeira a contratação de um profissional.

Agora, se você remover o papel da parede de qualquer maneira, a sua parede poderá sair até alguns pedaços, aí o trabalho para arrumar a parede será bem maior.

Precisando contratar os serviços especializados de um pintor e as vezes de um gesseiro.

Mas, se você seguir as dicas e recomendações sobre como tirar papel de parede desse post, você terá o mínimo de dores de cabeça possíveis!

var _gaq = _gaq || []; _gaq.push(['_setAccount', 'UA-20014737-1']); _gaq.push(['_trackPageview']); (function() { var ga = document.createElement('script'); ga.type = 'text/javascript'; ga.async = true; ga.src = ('https:' == document.location.protocol ? 'https://ssl' : 'http://www') + '.google-analytics.com/ga.js'; var s = document.getElementsByTagName('script')[0]; s.parentNode.insertBefore(ga, s); })();