Home » Dicas » Como fazer » Como tirar cola quente de tecido com ferro, secador ou acetona

Como tirar cola quente de tecido com ferro, secador ou acetona

Aprenda o passo a passo de como tirar cola quente de tecido utilizando produtos que você têm em casa



Para muitas pessoas, descobrir como tirar cola quente de tecido pode ser uma expertise muito útil. Afinal, acidentes acontecem e a cola quente, quando insiste em grudar, pode ser um problema. No entanto, se há algo que os brasileiros sabem fazer é encontrar soluções criativas para esses problemas.

Por isso resolvemos ensinar como tirar cola quente de tecido fazendo uso de diversos artifícios e procedimentos muito interessantes. Felizmente, essas soluções fazem uso de utensílios e produtos que podem ser encontrados em nossas casas. Isto é, você não terá qualquer dificuldade ao aplicar essas técnicas. Então, não perca!

Como tirar cola quente de tecido com acetona

Quando as pessoas tentam descobrir como tirar cola quente de tecido, é muito provável que a dica que faz uso da acetona esteja sempre elencada entre as soluções. Isso ocorre, pois a acetona é um produto que, geralmente, as pessoas têm em suas casas e o algodão, utilizado para espalhar o produto, também. E claro, o procedimento é bastante simples. Confira:





  • Separe um pedaço de algodão;
  • Umedeça o pedaço separado com acetona;
  • Pressione o algodão umedecido contra a mancha de cola quente.

Conforme irá perceber, depois de algum tempo, a mancha começará a se dissolver. Depois disso, bastará recorrer a um pedaço de pano para limpar a área e retirar todos os pedaços de cola que foram amolecidos pela acetona.

como tirar cola quente de tecido
Veja como é fácil tirar cola quente de tecido usando produtos que você tem em casa (Foto: HeaClub)

Cabe ressaltar que esse processo deverá ser repetido algumas vezes até a cola sair por completo. E não se esqueça de testar, em um pedaço do tecido, se a acetona não manchará, ok?

Dica de como tirar com secador de cabelo

Outra dica bastante eficiente para quem deseja descobrir como tirar cola quente de tecido, é utilizar um secador de cabelo. Nesse caso, a utilização do referido instrumento tem o mesmo fundamento básico das indicações de utilização de água quente. Isto é, a intenção é amolecer a cola e facilitar a remoção das manchas.

Para tanto, o procedimento é simples, já que bastará direcionar o ar do secador de cabelo para a mancha de cola quente a fim de amolecê-la. Depois disso, com a ajuda de um pedaço de pano, bastará ir removendo os pedaços de cola.

Como tirar cola quente de tecido jeans com ferro

Como você já deve ter percebido, a grande maioria das dicas faz uso de produtos que alcançam altas temperaturas a fim de amolecer a cola. Assim sendo, o ferro de passar também pode ser uma ferramenta muito útil. Contudo, é necessário tomar alguns cuidados.

Se a sua intenção for retirar cola quente do jeans, siga os seguintes passos:

  • Separe uma superfície plana e cubra-a com uma toalha;
  • Vire o jeans ao contrário;
  • Pegue o ferro de passar roupa e deixe-o esquentar bastante;
  • Passe o ferro nos arredores da mancha e nunca sobre ela;
  • Depois de amolecer a cola, bastará puxar com o auxílio de uma faca sem ponta.

Opção para tirar a cola seca usando o congelador

Apesar de as dicas anteriores terem utilizado altas temperaturas, a dica final que trouxemos sugere que você faça uso de um congelador. Aliás, como já deve ter notado, há como tirar cola quente de tecido de várias formas, e muitas são inusitadas. Confira:

  • Espere até a cola estar completamente seca;
  • Coloque a roupa dentro de uma sacola e coloque dentro do congelador;
  • Deixe a peça no congelador por, pelo menos, uma hora;
  • Retire o tecido do congelador e, com o auxílio de uma faca e muito cuidado, raspe a mancha de cola.

Esperamos que você consiga fazer uso de todas as dicas apresentadas aqui para finalmente dar fim a todas as manchas de cola quente.

Obviamente, para quem deseja descobrir como tirar cola quente de tecido através de outros métodos, existem inúmeras soluções, mas as que apresentamos aqui são, certamente, as mais eficientes.

Enfim, faça tudo com muito cuidado!

Como tirar cola quente de tecido com ferro, secador ou acetona
Avalie essa matéria!