Home » Casa e Decoração » Ambientes » Como colar tecido na parede: Passo a Passo, Dicas

Como colar tecido na parede: Passo a Passo, Dicas

Confira o passo a passo de como colar tecido na parede e aproveite para ver as dicas para comprar o material



A pergunta “como colar tecido na parede?” vem sendo muito feita ultimamente. Afinal, essa tendência decorativa é capaz de criar visuais muito interessantes e é capaz de compor a decoração de determinados cômodos de forma muito vistosa. Obviamente, para alcançar um bom resultado, será necessário estar atento a alguns aspectos.

Assim sendo, neste post iremos lhe mostrar como colar tecido na parede de uma forma bem simples e objetiva. Você conseguirá aplicar os tecidos de forma eficiente e aproveitar as vantagens dessa prática tão interessante. Acompanhe as dicas até o fim para poder transformar os seus cômodos de uma forma incrível.

Vantagens de colar tecido na parede

No mundo da decoração, as paredes de um cômodo são sempre um ponto que merece bastante atenção, já que elas, de certa forma, emolduram toda a composição. Assim, as paredes são capazes de atribuir enorme personalidade ao local e, dependendo do estilo decorativo, chamar muita atenção.





Não à toa, algumas novidades na área da decoração estão sempre focando em formas de atribuir valores estéticos às paredes. Esse é o caso dos papeis de parede 3D ou dos adesivos vinílicos, por exemplo.

como colar tecido na parede com cola quente
Veja como colar tecido na parede passo a passo para transformar ambientes (Foto: campustvs.com)

Na verdade, a aplicação de tecidos nas paredes também tem o intuito de deixá-las com maior personalidade, a fim de obter ganhos no aspecto geral de um cômodo. No entanto, em relação a outras soluções, os tecidos apresentam preços menores (de forma geral), são mais fáceis de encontrar, apresentam uma infinidade de cores e estampas e não correm o risco de deixar bolhas.

Veja mais: Cama de Pallet: Como Fazer, Fotos, Ideias

Como colar tecido na parede do quarto ou sala 

Agora que sabemos as vantagens de revestir as paredes com tecidos, podemos começar a falar sobre como colar tecido na parede. Siga os seguintes passos:

  • Em primeiro lugar, garanta que a área onde o tecido será aplicado estará devidamente limpa e lisa;
  • Faça uso de todas as ferramentas possíveis, para deixar o tecido perfeitamente alinhado (nível, esquadro, trenas, metros, etc.);
  • Antes de começar a fazer uso da cola branca, prenda o tecido, utilizando as demarcações feitas na etapa anterior como guias. Faça o possível para que o tecido não fique torto;
  • Utilize um rolo para aplicar a cola e um pincel, quando for necessário alcançar pontos mais complicados. Nesse caso, é bom ressaltar que muitas pessoas diluem a cola (50% cola e 50% água). No entanto, outras pessoas acham mais eficiente colocar a cola “pura” na primeira demão e depois, na segunda demão, diluir, na proporção citada, e aplicar por cima do tecido;
  • Após a primeira demão, faça uso de uma espátula ou régua de alumínio para ir tirando as bolhas.

Dicas para usar fita dupla face e cola branca

Como dissemos na seção anterior, há uma etapa (antes de usar a cola) na qual você deverá prender o tecido para evitar que ele fique torto. Para isso, uma ideia interessante é fazer uso da chamada fita dupla face. Aliás, é bem possível incluir as fitas junto com as medições e cálculos de nível. Assim, você terá guias bem visíveis e conseguirá prender o tecido de forma eficiente.

Outro ponto importante é a cola. Como dissemos, muitas pessoas diluem a cola na água, já na primeira demão. Assim, indicamos que seja feito um teste com dois pequenos pedaços de tecido. Cole o primeiro com cola pura e o segundo com cola diluída. Quando estiverem secos, decida qual resultado ficou mais interessante para o seu gosto pessoal. Aliás, não há segredo na cola, ok? Cola Branca!

como colar tecido na parede
(Foto: AliExpress.com)

Saiba ainda: Temas de Festa Infantil Masculina 2018: Mais Procurados, Novidades

Qual o melhor tecido para revestir paredes e onde comprar?

Como não poderia deixar de ser, existem alguns tipos de tecido que são mais indicados para esse procedimento. Sem dúvidas, o visual do tecido deverá combinar com o seu gosto pessoal, sua personalidade e o estilo da decoração. No entanto, alguns pontos práticos devem ser considerados. Confira:

  • Tecidos de tapeçaria, tricoline 100% algodão e gorgurão são bastante indicados;
  • Escolha tecidos que possuam elastano na composição;
  • Procure por tecidos que resistam ao calor e à incidência de luz;
  • Procure por tecidos que sejam fáceis de limpar.
colar tecido na parede com fita dupla face
(Foto: Aaron Guides)

Na hora de comprar você pode optar pela internet ou por loja de tecido na sua cidade. Pesquise bastante antes de comprar, pois os preços variam muito.

Em síntese, neste post fizemos tudo para lhe mostrar como colar tecido na parede. Conforme pôde notar, nossa intenção foi simplificar o processo para lhe ajudar a fazer tudo de forma rápida e eficiente. Esperamos que consiga atribuir um belo visual aos seus cômodos.

Como colar tecido na parede: Passo a Passo, Dicas
Avalie essa matéria!