Home » Dicas » Como fazer » Como tirar mancha de óleo da roupa: veja 6 dicas caseiras

Como tirar mancha de óleo da roupa: veja 6 dicas caseiras


Há muitas dicas de como tirar mancha de óleo de roupa, seja óleo de cozinha, óleo diesel ou outros tipos de óleos usados no dia a dia de algumas pessoas.

Como a gordura é facilmente absorvida pelos tecidos, principalmente por tecidos mais delicados, esse tipo de mancha acaba sendo um dos mais complicados de remover.

A primeira reação é esfregar, mas isso não é recomendável, pois pode aumentar ainda mais a mancha.

O primeiro passo é sempre tentar absorver ao máximo com papel absorvente o excedente do óleo.

Algumas receitas com produtos caseiros podem ser utilizadas na remoção das manchas oleaginosas. Seguidas à risca elas podem remover manchas e recuperar as peças de forma eficaz.

Acompanhe as dicas e descubra como é fácil fazer em casa.

Como tirar mancha de óleo da roupa com bicarbonato

O bicarbonato de sódio é um grande aliado na remoção de manchas. Com gorduras ele também pode ser eficiente, auxiliando na remoção de manchas de óleo em geral.

como tirar mancha de óleo da roupa depois de lavada
(Foto: PatrisNews)

Materiais necessários:

  • Bicarbonato de sódio;
  • Detergente;
  • Escova dental inutilizada;
  • Papel toalha;
  • Sal refinado.

Veja agora o passo a passo completo e faça você mesmo:

Coloque sal sobre a mancha. Ao notar que ele “sugou” um pouco do óleo, retire-o.

Após isto deposite uma camada espessa de bicarbonato, deixando descansar de meia a 1 hora. Retire o excesso usando a escova velha.

Lave a roupa normalmente. É bem provável que a mancha já tenha sido removida. Se a mancha não sair por completo, use algumas gotas de detergente neutro para completar o processo.

como tirar mancha de óleo diesel
(Foto: Virosac Magazine)

Assim como a remoção de manchas amarelas em roupas brancas, remover mancha de óleo da roupa também traz uma certa aflição.

Pensando nisso, selecionamos mais uma receita caseira que pode lhe ajudar nessa tarefa. Confira os materiais necessários:

  • Água quente;
  • Bicarbonato;
  • Detergente.

Confira abaixo como fazer essa receita caseira com bicarbonato:

Espalhe uma porção generosa de bicarbonato sobre a mancha de óleo, ele tem um grande poder absorvente. A seguir lave a peça com a água quente e o detergente normalmente.

Como tirar mancha de óleo da roupa com talco ou sal

Tanto o talco quanto o sal possuem propriedades absorventes. Eles não são propriamente responsáveis pela remoção das machas de óleo. Porém, costumam facilitar o processo de limpeza.

Sendo assim, logo que a roupa entrar em contato com o óleo, deposite talco ou o sal sobre a mancha. Elas absorverão o excesso de oleosidade, preparando a peça para a remoção da mancha numa lavagem comum.

Como tirar mancha de óleo de cozinha da roupa

O preparo e o consumo de frituras resultam, quase sempre, em roupas salpicadas de gordura. Molhar o local não é eficaz, água e óleo são imiscíveis, ou seja, não se misturam.

Portanto, não surte efeito algum apenas molhar o tecido e pode aumentar a mancha. O limão é um exemplo de outro ingrediente que pode ser utilizado. Basta esfregar a fruta ou o próprio sumo, isso facilitará a limpeza posterior.

A seguir temos outra opção simples do canal da Dona Perfeitinha que vale a pena conferir.

Como tirar mancha de óleo diesel da roupa

Para remover óleo diesel o processo é semelhante ao utilizado para remoção em roupas.

Pressione papel toalha para absorver o máximo de óleo. Use talco, amido de milho ou sal sobre a mancha e deixe que absorva por cerca de meia hora.

Com uma escova macia esfregue levemente para impregnar ainda mais o pó. Agora basta lavar a peça normalmente com água morna e detergente.

Como tirar mancha de óleo antiga da roupa

Manchas antigas de gordura podem ser mais resistentes à remoção. Mas, há sempre um truque que pode ser utilizado na tentativa de restaurar o tecido.

Se for necessário, pela resistência da mancha, o processo pode ser repetido.

Para começar, cubra a mancha com detergente de louça líquido. Esfregue a roupa delicadamente no local da mancha.

Depois desse processo, despeje vinagre sobre a mancha e esfregue novamente até que todo o detergente seja removido e lave a peça normalmente em água quente.

Com todas essas dicas de como limpar as manchas, será muito mais fácil recuperar uma peça de roupa do seu armário.

var _gaq = _gaq || []; _gaq.push(['_setAccount', 'UA-20014737-1']); _gaq.push(['_trackPageview']); (function() { var ga = document.createElement('script'); ga.type = 'text/javascript'; ga.async = true; ga.src = ('https:' == document.location.protocol ? 'https://ssl' : 'http://www') + '.google-analytics.com/ga.js'; var s = document.getElementsByTagName('script')[0]; s.parentNode.insertBefore(ga, s); })();