Home » Dicas » Como tirar risco de óculos: tire todas as suas dúvidas

Como tirar risco de óculos: tire todas as suas dúvidas


Existem alguns truques caseiros que ensinam como tirar risco de óculos de grau e sol, mas nenhum deles possui eficácia comprovada.

E quem usa óculos, sempre se depara com riscos nas lentes, que atrapalham muito a visão.

Afinal, os arranhões e riscos atrapalham muito a visibilidade, sem contar que também podem provocar dores de cabeça.

Nos casos menos críticos de riscos, existem alguns truques que podem ser eficazes, eliminando esse problema, e devolvendo ao usuário o conforto ao usar o item.

Apesar da praticidade em retirar os arranhões em casa, alguns produtos podem danificar ainda mais a lente. Por isso é preciso ter cuidado na hora de escolher essa alternativa.

Como tirar risco de óculos de grau

Encontrar riscos em óculos de grau é comum, pois é ele é usado com muita frequência no dia a dia das pessoas.

Antes de falar sobre os truques caseiros, é importante frisar que efetuar a limpeza das lentes de forma adequada é o principal cuidado para evitar que elas fiquem riscadas.

Pasta de dente tira risco de óculos de grau
(Foto: ChatterSource)

Os materiais necessários para essa limpeza são:

  • Sabão neutro
  • Água corrente
  • Pano de microfibra (flanela)
  • Spray para limpar lentes

Além de usar os produtos certos, também é importante evitar o uso de produtos com álcool em sua composição, e também outro tipo de sabão que não seja o neutro.

Certos tipos de produtos podem causar ainda mais danos aos óculos. Além disso, tenha sempre uma flanela na bolsa ou no bolso.

Ela é o mais indicado para limpar as lentes dos óculos, pois é mais delicada.

Apesar de muita gente fazer isso, não se deve limpar as lentes dos óculos na roupa. Pois, pode conter fissuras grossas, que causam ainda mais arranhões.

Pasta de dente tira risco de óculos?

É comum encontrarmos alguns tutoriais ensinando a limpar os óculos com diversos tipos de produtos. E uma dúvida comum é se pasta de dente tira risco de óculos de fato.

Apesar de ser muito usado para esse fim, a pasta de dente não é o produto mais indicado para tirar riscos de óculos.

Como tirar risco de óculos
(Foto: Egy az Egyben)

Como não é um produto específico para essa finalidade, a pasta de dente pode aumentar os ricos e até danificar as lentes, causando ainda mais problemas.

A camada de proteção das lentes é removida, levando ao desgaste acentuado das lentes dos óculos. Portanto, não é indicado usar a pasta de dente para tirar riscos de óculos.

De qualquer forma, se você deseja tirar essa dúvida, veja as dicas no vídeo a seguir.

Tem como tirar risco de óculos de sol?

Além dos óculos de grau, as pessoas também perguntam se tem como tirar risco de óculos de sol.  E existem sim algumas dicas que podem ajudar bastante.

Como aplicar um pouco de produto lustra-móveis onde está o risco. Depois, esfregue de forma bem leve, com uma flanela limpa. Em seguida, use um pouco de detergente para limpar, e enxágue com água corrente.

Outra dica é borrifar adesivo spray no risco. Em seguida, retire todo o excesso do produto e deixe secar totalmente. O produto irá preencher os riscos presentes nos óculos. Não precisa enxaguar.

Agora que você aprendeu como tirar risco de óculos, é só tomar o máximo de cuidado, ter sempre uma flanela em mãos e não usar qualquer tipo de produto par remover os riscos. Pois eles podem arranhar ainda mais as lentes.

var _gaq = _gaq || []; _gaq.push(['_setAccount', 'UA-20014737-1']); _gaq.push(['_trackPageview']); (function() { var ga = document.createElement('script'); ga.type = 'text/javascript'; ga.async = true; ga.src = ('https:' == document.location.protocol ? 'https://ssl' : 'http://www') + '.google-analytics.com/ga.js'; var s = document.getElementsByTagName('script')[0]; s.parentNode.insertBefore(ga, s); })();