Home » Dicas » Como fazer » Como limpar vidros sem deixar manchas

Como limpar vidros sem deixar manchas

Descubra como é fácil limpar e tirar manchas de vidros com produtos baratos que você provavelmente já têm em casa

Quando assunto é faxina, saber como limpar vidros é uma necessidade. Afinal, eles estão por todo lado: portas, janelas, box, mesa, entre muitos outros lugares.

Mas, não basta apenas limpar para tirar a poeira e as bactérias, é preciso também evitar as indesejadas manchas.

Pensando nisso, preparamos um guia de limpeza usando materiais de fácil acesso como vinagre, bicarbonato, amaciante e uma flanela ou pano seco para você economizar.

Pronto para abandonar produtos caros de limpeza? Acompanhe e aprenda!

Como limpar vidro do box de banheiro? 

Ter em mente como limpar vidro do box do banheiro para remover manchas e resíduos pode te ajudar a otimizar seu tempo durante a limpeza da casa.

Tanto o vinagre quanto o bicarbonato são itens fáceis de encontrar, podem ser adquiridos em praticamente todos os supermercados.

Para utilizá-los na limpeza você irá precisar de 2 colheres de sopa de bicarbonato, 200 ml de vinagre branco, 1 colher de sopa de álcool, 250 ml de água, e finalmente 1 colher de sopa de sabão em pó.

Coloque todos estes ingredientes em um recipiente e misture. Com uma esponja macia espalhe levemente o produto obtido no box, deixe a mistura por 5 minutos e só depois de ter passado esse tempo, remova com uma flanela limpa.

Confira mais dicas de como limpar box de banheiro a seguir.

Como limpar vidros de janelas e portas? 

Os vidros das janelas e das portas da casa podem ser limpos de uma forma bem fácil, veja algumas dicas que separamos:

Antes de limpar os vidros o ideal é que limpar as janelas e as portas para que elimine a poeira e resíduos. Para a limpeza use um pincel de cerdas ou um aspirador de pó.

Os vidros podem ser limpos utilizando uma mistura de 5 litros de água para 1 colher de sopa de vinagre, se preferir ao invés do vinagre, use álcool ou detergente neutro.

Aplique bem a mistura nos vidros e em seguida enxugue com uma esponja. Vale informar que essa medida pode ser repetida pelo menos uma vez no mês.

Se você gosta de truques caseiros, descubra como tirar cola quente de tecido com ferro, secador ou acetona.

Como limpar vidros de carro?

A limpeza do vidro de um carro é indispensável seja por conta da higiene ou ainda pela questão da segurança, pois, vidros manchados podem atrapalhar a visibilidade do condutor.

Vamos ensinar um truque muito simples e eficiente para limpar os vidros do seu carango!

Veja como é fácil: misture em um recipiente ou se preferir um borrifador, uma colher de chá de detergente de louça e uma colher de chá de vinagre. Misture bem. Agora, borrife ou espalhe esta mistura sobre o vidro do carro.

Uma dica é que não limpe de formar circular e sim com movimentos sempre na horizontal ou na diagonal com uma flanela. Para finalizar, remova a mistura com água e enxugue com um pano seco.

Como limpar vidro com amaciante? 

A função do amaciante vai além de deixar as roupas perfumadas e macias. Ele pode eliminar fungos da casa, como o mofo por exemplo.

O amaciante pode ser usado na limpeza de vidros graças a alguns dos seus constituintes químicos como o álcool, silicone e o sal de amônio, este último é que é de fato o responsável por atuar na remoção de manchas.

como limpar vidro
(Foto: Terre d’Opale Habitat)

O sal de amônio pode retirar manchas de vidros, piso e azulejos.

O uso do amaciante na remoção de manchas de vidros é tarefa simples, você vai precisar de um pano seco para ‘mergulhar’ e em seguida aplicá-lo diretamente no vidro.

Aprender como limpar vidro com essas dicas pode te ajudar a economizar mais dinheiro.