Home » Medicamentos » Chá para Gripe e Resfriado: as melhores receitas caseiras

Chá para Gripe e Resfriado: as melhores receitas caseiras

Além de aliviar o mal estar causado pelos sintomas da gripe, os chás possuem ação anti-inflamatória, tanto em adultos quanto em crianças



O chá para gripe e resfriado é um tratamento caseiro muito utilizado pelos brasileiros, uma vez que não possui contraindicação.

Há diversas receitas de chás caseiros que podem ajudar a diminuir os sintomas, como: dores no corpo, nariz entupido e coriza. No entanto, cada uma deles possui os benefícios específicos.

Por isso, falaremos sobre os principais tipos de chás e seus efeitos no combate dessas doenças. Acompanhe!





Qual é o melhor chá para gripe?

Existem muitos chás que são indicados para quem está gripado ou resfriado. Alguns destes são o de hortelã, eucalipto, erva-doce, gengibre, camomila ou marcela e o de limão.

Apontar o melhor não é tarefa fácil, pois cada um possui substâncias orgânicas que atuam atenuando determinados sintomas. Por exemplo, a camomila tem um efeito calmante enquanto que o gengibre possui ação anti-inflamatória. Mas, baseado nos relatos históricos, o de limão sempre foi o mais indicado.

chá para gripe
(Foto: slovenskenovice)

Chá para gripe limão e alho

Esse é um dos melhores tratamentos naturais contra a gripe e o resfriado.

Você precisará de três dentes de alho, uma colher de mel, (1/2) limão e de uma xícara com água.

Depois que reunir os ingredientes, amasse os dentes de alho, e coloque-os numa panela com água e deixe ferver por 5 minutos. Passado este tempo, adicione o mel e o limão espremido. Pronto para ser tomado.

Chá para gripe caseiro com Equinácea

A equinácea é muito utilizada para o combate dos sintomas da gripe. Ela pode ser encontrada facilmente em lojinhas de produtos naturais, feiras livres e também em supermercados.

As partes desta planta que são usadas para o preparo do chá são a raiz, suas folhas e flores.

O preparo pode ser feito do seguinte modo: coloque apenas uma colher de chá da raiz ou das folhas da planta em uma xícara com água fervente, deixe-a repousando por aproximadamente 15 minutos.

Após esse tempo, o chá está pronto para ser consumido.

Receita de chá de gengibre para gripe

O chá de gengibre pode ser feito da seguinte maneira: prepare cinco colheres de gengibre ralado, ponha em um litro de água fervida. Em seguida, deixe estes ingredientes cozinhando em fogo baixo por aproximadamente 10 minutos. Para servir, bastar coar e ficar morno.

Esse chá é muito recomendado, pois o gengibre possui excelentes efeitos, entre eles está a melhora da dor de garganta por ter efeito analgésico, além disso é expectorante.

Leia também: Benefícios do gengibre para a saúde

Receita de chá para gripe e tosse com laranja e limão

Outra boa receita de chá para gripe e tosse é feita com laranja e limão.

Para o seu preparo você vai precisar de uma unidade de cada uma destas frutas. Em seguida, retire as cascas de ambas.

Em uma panela, coloque as cascas de duas laranjas e de um limão, e leva-as ao fogo para aquecimento de 5 minutos.

chá para gripe limão e alho
(Foto: meulaboratorio)

Após essa etapa, misture agora o suco dessas frutas com o conteúdo da panela e continue a ferver por mais 10 minutos. Adicione mel. Coe e ficará pronto para o consumo.

Chá de camomila para gripe 

O chá de camomila é um dos mais conhecidos no uso do combate aos sintomas da gripe. Dentre as suas vantagens ajudam a acalmar e relaxar a criança, e ainda alivia inflamações e enjoos, amenizando os sintomas desta enfermidade.

A preparação desse chá é bem simples, você pode usar um sachê do chá e água fervente numa xícara, basta que insira o saquinho dentro da xícara, abafe por alguns minutos e a bebida estará pronta para o consumo.

Esse chá para gripe é um dos mais indicados para as crianças devido aos efeitos relaxantes.

Por fim, vale mencionar que seu consumo deve ser feito logo após o seu preparo para que não haja perda das propriedades do chá.