Home » Beleza e Saúde » Esfoliante Caseiro para Rosto e Corpo: receitas

Esfoliante Caseiro para Rosto e Corpo: receitas

Descubra como fazer as melhores receitas de esfoliante caseiro para o rosto e corpo e mantenha a sua pele sempre bonita e saudável



O esfoliante caseiro é feito, na maioria das vezes, com ingredientes que encontramos na cozinha como açúcar, fubá e mel. Mas, independente disso, ele é excelente para uma limpeza mais profunda da pele do rosto e corpo.

A esfoliação é uma técnica que, além de eliminar impurezas da pele, reduz marcas e manchas. Além disso, também previne cravos, espinhas e até mesmo pelos encravados.

E não é só isso, ela também melhora a circulação sanguínea, o que deixa a pele mais rejuvenescida. Por fim, também prepara a pele para receber o hidratante, com isso, os efeitos dos produtos são potencializados.

Então, com tantos benefícios, nada melhor do que aprender a fazer o seu próprio esfoliante caseiro. A seguir, temos receitas de esfoliantes caseiros e muitas dicas. Veja e aprenda!  

Como fazer esfoliante caseiro para o rosto

Muitas pessoas sofrem com o problema de acnes e espinhas, e como o rosto é a parte do corpo que está mais exposto à poluição, um bom esfoliante caseiro para o rosto é sempre uma grande ajuda.





esfoliante caseiro
(Foto: Ativo Saúde)

Desse modo, se você também sofre com esses problemas de pele, confira algumas dicas de esfoliantes que podem melhorar, e muito, o aspecto da sua pele:

  1. Esfoliante com mel, açúcar e aveia

Esse esfoliante é considerado leve, pois não é uma esfoliação tão agressiva. Além disso, revitaliza a pele do rosto e remove as células mortas.

Para preparar este esfoliante, basta misturar o mel, o açúcar e a aveia e massagear com movimentos circulares.

Deixe agir por 10 minutos e retire com água morna.

  1. Esfoliante com café e água

O café é um excelente antioxidante e, além de remover as impurezas da pele, pode renovar a pele e deixá-la mais saudável.

Basta misturar 1 colher de sopa pó de café com 1 colher de sopa de água, misturar até formar uma pasta homogênea. Aplique no rosto, massageando com movimentos circulares, deixe agir por 10 minutos e, por fim, remova a pasta com água morna. 

Receita de esfoliante caseiro para o corpo

No corpo, o esfoliante caseiro é capaz de amenizar os efeitos da celulite, que afeta todas as mulheres. Além disso, também diminui os pelos encravados, especialmente nas pernas e braços. Veja algumas sugestões:

  1. Açúcar e óleo de coco

Esse esfoliante é ótimo para remover as células mortas, além de tonificar a pele. A receita é muito simples! Basta você misturar 1 xícara de açúcar com 1 xícara de óleo de coco. Você pode potencializar a mistura com creme hidratante.

  1. Azeite e sal

O esfoliante com azeite e sal é muito poderoso e, além de limpar as impurezas da pele, também é capaz de hidratar a pele. Para preparar este esfoliante, basta misturar ¼ de xícara de sal refinado com 1 colher de sopa de azeite extravirgem. 

Esfoliante para os pés e mãos

Mãos e pés macios são o sonho de muitas mulheres. Por isso, o esfoliante caseiro pode ser um grande aliado! Veja como fazer esfoliante caseiro com gengibre, açúcar mel e amêndoas:

Receita

O açúcar é capaz de remover a aspereza da pele e, com ela, as células mortas. Os outros ingredientes possuem um grande poder de hidratação.

receita de esfoliante caseiro para os pés
(Foto: Como fazer as unhas)

Para fazer esta receita, basta misturar 1 colher de açúcar cristal, 1 colher de gengibre em pó, 1 colher de mel e 3 colheres de sopa de óleo de amêndoas doce.

Não se esqueça de insistir nas partes mais ásperas, para recuperar a sua maciez. Para potencializar os resultados, faça a esfoliação durante a noite e coloque meias nos pés para dormir.

Leia também: Dicas de produtos para hidratação dos pés

Esfoliante caseiro para pele oleosa

A pele oleosa é a que mais sofre com acne e espinhas. Por isso, merece um esfoliante caseiro que seja mais poderoso.

Um exemplo disso é o esfoliante caseiro que combina os melhores ingredientes: açúcar, limão, óleo de amêndoas e fubá. Enquanto o açúcar e o fubá retiram a camada mais superficial da pele, o óleo de amêndoas hidrata, enquanto o suco de limão controla a oleosidade da pele.

Para fazer este esfoliante porreta, misture 1 colher de sopa de todos os ingredientes e aplique no rosto, insistindo nas partes mais oleosas. Por fim, remova com água morna.

Você gostou de nossas sugestões de esfoliante caseiro? Aplique no rosto uma vez por semana e, no corpo, quinzenalmente. Continue navegando em nosso blog para mais dicas!