Home » Dicas » Como fazer » Como tirar tinta de caneta da roupa: 5 dicas infalíveis

Como tirar tinta de caneta da roupa: 5 dicas infalíveis


Como tirar tinta de caneta da roupa é uma das dúvidas mais comuns do dia a dia. Afinal, é normal manchar algumas peças de roupas sem ao menos notar na hora.

Nessa hora, vale usar alguns truques antigos, bem eficazes e práticos.

Existem várias formas de tirar mancha de tinta de caneta das roupas. E o melhor, é que os materiais usados são fáceis de encontrar no mercado. Inclusive, a grande maioria das pessoas já deve ter em casa.

Antes de tudo é importante dizer que, de modo geral, a tinta usada na maioria das canetas é à base de água. Dessa forma, elas podem ser removidas com mais facilidade.

Se as manchas não saírem após uma lavagem com água e sabão, você pode usar um dos truques caseiros que ensinaremos abaixo. Veja e aprenda!

5 dicas de como tirar tinta de caneta da roupa

Acompanhe as dicas de como remover as manchas com ingredientes como leite, vinagre, álcool, removedor de tinta e acetona.

Confira também: Como tirar mancha amarela de roupa branca

dicas de como tirar tinta de caneta da roupa
(Foto: The Times)

Leite

O leite é um excelente removedor de tinta de caneta de roupas mais delicadas. Para isso, você deve aquecer um pouco do produto e aplicar na área da roupa manchada.

Em seguida, precisa esfregar de forma suave, deixando agir por 5 minutos, aproximadamente, para então lavar a peça normalmente.

Vinagre

Outro elemento muito comum, usado para remover mancha de tinta de caneta da roupa. Ideal para acabar com as manchas frescas de tinta.

Para usar, é bem simples: basta pegar um pano limpo, colocá-lo por debaixo da mancha e colocar um pouco de vinagre branco por cima da tinta.

Em seguida, deve usar outro pano para passar sobre a mancha. Assim, o excesso de líquido é removido, e você consegue retirar a tinta. Feito isso, é só lavar a peça de roupa normalmente.

Álcool e algodão

Para usar esse materiais, molhe um pedaço de algodão no álcool. Em seguida, aperte-o por cima da mancha de tinta.

Se for preciso, repita esse processo mais vezes até retirar todo o excesso de tinta.

Feito isso, coloque um pouco de detergente sobre a mancha e deixe agindo por alguns minutos. Depois, lave com sabão de coco e água morna.

Removedor de tinta

Esse é usado geralmente para retirar tinta seca de caneta das roupas.

É muito mais difícil retirar a tinta seca por ela já ter se fixado ao tecido. Usando o removedor, você consegue retirar uma boa parte da mancha.

Porém, é preciso retirar antes o excesso com álcool e algodão. Ensinado no processo anterior. Em seguida, deve colocar o removedor sobre a mancha e deixar agir por alguns minutos.

Depois disso, precisa lavar a peça normalmente com sabão. Nesse caso, deve-se lavar a roupa manchada sozinha. Jamais misture com as outras roupas.

Acetona e álcool

Veja como tirar a mancha com acetona de um jeito simples no passo a passo do canal Dicas da Kel:

Vanish tira mancha de caneta?

Para retirar mancha de tinta de caneta com Vanish é super simples.

Saiba ainda: Como tirar cola quente de tecido

Para isso é preciso uma peça mais rígida, que seja fácil de manusear, e coloque por debaixo da mancha. Isso ajuda a evitar que a mancha acabe transferindo para outro lado do tecido.

Para retirar manchas de roupas coloridas (preta, verde, roxo e vermelha), use o Vanish Oxi Action. No caso de roupas brancas, use Vanish Resolv White.

Use um pouco do Vanish escolhido, conforme a cor da roupa, misturado com água morna, e aplique sobre a mancha.

Deixe agindo por alguns minutos e evite esfregar a mancha com a mão, para que ela não se espalhe mais.

Em seguida, deve enxaguar a peça de roupa ou continuar lavando normalmente.

Se a mancha de tinta estiver mais difícil de ser removida, você pode adicionar meia medida do Vanish com o detergente que preferir, e colocar a roupa na máquina de lavar, seguindo com a lavagem normalmente.

Com esses truques de como tirar tinta de caneta da roupa, ficou muito mais fácil deixar as suas roupas sempre limpas.

Leia mais: Como lavar máscara de tecido

var _gaq = _gaq || []; _gaq.push(['_setAccount', 'UA-20014737-1']); _gaq.push(['_trackPageview']); (function() { var ga = document.createElement('script'); ga.type = 'text/javascript'; ga.async = true; ga.src = ('https:' == document.location.protocol ? 'https://ssl' : 'http://www') + '.google-analytics.com/ga.js'; var s = document.getElementsByTagName('script')[0]; s.parentNode.insertBefore(ga, s); })();