Home » Atualidades » Como lavar máscara de tecido corretamente

Como lavar máscara de tecido corretamente


Como lavar máscara de tecido corretamente é uma questão muito importante e merece atenção especial. Afinal de contas, esse item é de fundamental importância para proteger as pessoas e evitar a disseminação do vírus.

Cada um de nós é responsável por se proteger e por ajudar a proteger os outros também. Por isso, tanto o uso da máscara como a forma correta de lavar são de extrema importância.

Isso porque a máscara cria uma espécie de barreira física, que ajuda a segurar as gotículas de saliva quando respiramos, conversamos, tossimos ou espirramos.

Dessa forma, para aprender a forma certa de lavar máscara de tecido, continue lendo e confira muitas dicas.

Como lavar máscara de tecido com água sanitária

A dica de como lavar máscara de tecido com água sanitária é indicada para as máscara brancas e para tecidos que não desbotam.

Veja também: Como tirar mancha amarela de roupa branca

Faça uma mistura de água potável com água sanitária. Para cada 500 ml de água, adicione 10 ml de água sanitária. E deixe a máscara de molho por 30 minutos.

dicas de como lavar máscara de tecido
(Foto: HuffPost)

Depois disso, enxágue a máscara em água corrente, passe sabão e esfregue-a. Feito isso, enxágue novamente em água corrente.

Deixe secar completamente. Passe com o ferro bem quente e guarde a máscara em um saco plástico limpo. Assim, ela estará pronta para ser usada novamente quando você precisar.

Dicas de como lavar máscara de tecido colorida

Nesse caso, siga as mesmas recomendações de lavagem acima. Porém, no momento de deixar a peça de molho, ao invés de usar água sanitária, use um alvejante sem cloro, que tenha como base a água oxigenada.

Você encontra esse tipo de alvejante sem cloro, ou cândida colorida, como também é conhecido, em qualquer supermercado. Ele é vendido não só em forma de pó, como também líquido.

Confira ainda: Como limpar ferro de passar

Todas as máscaras devem ser lavadas separadamente das outras roupas.

Cuidados com a máscara de tecido

Para garantir que a máscara irá desempenhar bem o seu papel, criando uma barreira capaz de evitar a contaminação pelo Coronavírus, é preciso seguir algumas recomendações importantes.

Confira abaixo os cuidados com a máscara de tecido que são essenciais para a sua correta utilização:

A efetividade da máscara é de apenas 2 horas. Depois desse tempo, ela deve ser trocada, pois a respiração produz uma umidade, que inviabiliza o seu uso após esse prazo.

cuidados com a mascara de tecido
(Foto: Allure)

Dessa forma, depois de 2 horas, a máscara já não é mais eficiente.

Sempre que for sair de casa, é preciso usar a máscara. Assim, tenha sempre outra máscara reserva, e um saquinho para guardar a máscara suja, para que não tenha que tocar na mesma.

Máscara é um item pessoal. Não empreste e nem use a máscara de ninguém, nem mesmo de parentes.

Antes de usar a sua máscara, confira se ela não apresenta nenhuma fresta ou desgaste no tecido. O ideal é que ela fique bem firme, de forma que não entre ar pelas frestas.

Ao chegar em casa, retire os seus sapatos, lave as mãos corretamente e, só depois disso, retire a máscara.

Quando for remover a máscara, segure pelo elástico. Pois a sua máscara pode estar contaminada. Por isso, não toque na parte da frente.

Não use a máscara se ela estiver suja ou úmida.

Caso o tecido esteja com desgaste, descarte a máscara.

Antes de usar ou de fazer qualquer coisa com a máscara, seja lavar, estender, recolher, seja passar, armazenar ou usar, lave muito bem as mãos com água e sabão.

Agora que você já sabe a forma correta de como lavar máscara de tecido, não deixe de seguir essas orientações e de compartilhar com os seus contatos.

Leia também: Remédio caseiro para rachadura nos pés com vinagre

var _gaq = _gaq || []; _gaq.push(['_setAccount', 'UA-20014737-1']); _gaq.push(['_trackPageview']); (function() { var ga = document.createElement('script'); ga.type = 'text/javascript'; ga.async = true; ga.src = ('https:' == document.location.protocol ? 'https://ssl' : 'http://www') + '.google-analytics.com/ga.js'; var s = document.getElementsByTagName('script')[0]; s.parentNode.insertBefore(ga, s); })();