Dicas de decoração para quem mora em imóvel alugado

Com o aumento dos valores dos imóveis, principalmente nas cidades grandes, a procura por imóveis alugados tem se destacado bastante. Pois, já se foi o tempo em que alugar um apartamento ou uma casa para ser algo passageiro, algumas pessoas apenas querem se fixar em um único lugar e sendo assim, estão encarando o aluguel como um estilo de vida.

Como a pessoa mora em um imóvel alugado a decoração precisa acompanhar esse movimento, de mudanças.

Algumas decorações podem ser aconchegantes e de fácil transporte, basta se atentar em alguns detalhes que poderão facilitar a vida em relação a essa questão.

dicas de decoração

Mesmo que o imóvel não seja do locatário, ele possui o interesse em deixar o apartamento com a personalidade dele e valorizar o ambiente em que vive. E o dono do imóvel também procura observar se a propriedade está sendo bem cuidada e se o imóvel está sendo valorizado.

Então, segundo o ditado popular, aqui se pode unir o útil com o agradável.

Como decorar imóvel alugado?

Decorar um imóvel alugado pode ser bem simples, uma decoração com plantas, quadros e móveis podem solucionar e deixar o ambiente incrível.

Lembre-se que alguns detalhes, infelizmente podem não agradar o locatário, como um piso antiquado, uma janela maltrata com o tempo ou uma parede que pode ter imperfeições e não está agradável a quem vê.

decoração com caixotes

Como o imóvel é a única alternativa que se tem, por motivos de orçamento ou por ser mais perto do local de trabalho, o que se pode fazer é procurar por uma solução básica para deixar o ambiente com a cara e personalidade do morador, além de ficar aconchegante e acolhedor.

Embora seja uma missão difícil, porém não será impossível. Quando se aluga um imóvel, é importante pensar também no dia da devolução, pois é preciso devolver a propriedade do mesmo jeito em que foi entregue ao locatário.

Portanto, se uma reforma está fora de cogitação, então o segredo será em investir em opções que possam ser retiradas futuramente, ou apostar em recursos que poderão ser reaproveitados em algum outro lugar, ou seja, na próxima moradia.

Dicas de decoração para imóvel alugado

Confira abaixo algumas dicas de decoração que podem ser usadas em imóveis alugados: 

  • Pintar as paredes 

Se pretende deixar o ambiente mais agradável e sem fazer maiores investimentos, a pintura é a alternativa ideal. As tintas acetinadas são as melhores já que não deixam transparecer tanto os defeitos, ao contrário das tintas de seda ou as de leve brilho que acentuam qualquer imperfeição. Então, usar a imaginação e criatividade será essencial, assim poderá ficar um ambiente mais alegre e da forma que os moradores gostam.

  • Piso vinílico 

O piso vinílico é uma ótima alternativa, ainda mais para quem  mora nos apartamentos em Vila Velha, pois além de ajudar a esconder o piso feio, não gasta muito e ainda pode ajudar a abafar o som do toc toc dos sapatos.Decoração com piso vinilico

Sendo prático na instalação, de fácil limpeza e ainda térmico. No entanto, é importante ter alguns cuidados, para que não seja danificado com o tempo e para aumentar a durabilidade é necessário protegê-lo da exposição solar diária.

  • Adesivos e azulejo 

Esses recursos é um ótimo investimento para os ambientes úmidos, além de deixar o local com outra cara. São versáteis, não são caros e são muito fáceis de aplicar, além disso o próprio morador pode instalar. Outro ponto positivo é que não faz sujeira e não precisa quebrar nada.

  • Tapetes para esconder as imperfeições 

Se o objetivo é não gastar muito, o piso pode ser escondido com um belo tapete.

decoração com tapete

O que também pode ser uma ótima alternativa em criar divisão de cômodos, além de dar mais conforto para os pisos frios no inverno.

Caso os moradores sejam alérgicos, o recomendado é tapetes em veludo ou tecido, pois são mais versáteis, práticos na limpeza e não possuem os pelos para acumular poeira ou outros resíduos que podem provocar a alergia.

  • Prateleira e nichos 

Caso o ambiente seja pequeno, as paredes são as aliadas. Portanto, aproveitar todos os espaços usando nichos, armários e prateleiras será inteligente.decoração com prateleiras

Existem diversos modelos modulados que podem ser retirados quando o imóvel for devolvido, então pesquisar e analisar qual será a melhor opção é fundamental.

  • Iluminação com o auxílio do abajur e luminária 

Um ambiente bem iluminado irá fazer toda a diferença. Então recorrer aos abajures e luminárias será uma ótima alternativa, já que a maioria dos imóveis alugados não possuem projeto de luminotécnica. E somente a iluminação central não será suficiente para uma boa iluminação.

dicas de decoração com lustre

Com algumas dicas certas de decoração, o imóvel desejado pode ficar com um ar de aconchego e mais moderno. Portanto, colocar em prática será o primeiro passo, além disso basta apenas ter em mente o que quer e depois só depende da força de vontade.