Home » Educação » Projeto para Educação Infantil: importância, sugestões

Projeto para Educação Infantil: importância, sugestões

Você sabe o que é um projeto para Educação Infantil? Descubra aqui o conceito e confira temas para trabalhar ao longo do ano



Ao optar por trabalhar com algum projeto para educação infantil, o educador abre o seu leque de opções metodológicas e faz com que o ensino se torne mais agradável para os alunos. Com isso, os níveis de engajamento e aprendizagem podem aumentar consideravelmente.

Sendo assim, resolvemos mostrar aqui o que consiste um projeto para educação infantil e como a sua utilização pode ser interessante para os educadores. Então, se a sua intenção for aplicar essas ideias para deixar suas aulas mais interessantes, não deixe de acompanhar até o fim.

O que é um projeto para educação infantil?

Antes de começarmos com as ideias que podem ser transformadas em projetos, temos que definir exatamente o que é um projeto para educação infantil. Nesse caso, podemos dizer que, em linhas gerais, um projeto desse gênero, é um recurso ou uma metodologia que tem como objetivo principal o aumento dos níveis de engajamento.





Esses projetos conseguem fazer a escola se tornar mais atrativa, substituindo o formato tradicional, no qual o professor monopoliza todas as ações, e entregando aos alunos o poder de participar de forma mais ativa, definir o conteúdo, as ações, etc.

projeto para educação infantil
(Foto: Tribuna do Juruá)

 

Isto é, um projeto para educação infantil é uma tarefa que, geralmente, possui um tema definido e, dentro desse tema, permite que os alunos desenvolvam diversas atividades. Nesse sentido, os educadores acabam assumindo o papel de incentivadores, observando as ações, estimulando e instruindo ao longo de todos os processos.

Temas para projetos ao longo do ano

Agora que já sabemos como funcionam os projetos, podemos começar a falar um pouco mais sobre alguns temas interessantes.

Cabe lembrar que o ano letivo pode ser marcado pela elaboração de diversos projetos. Aliás, existem educadores que criam um calendário completo, com todas as ações previstas para o ano inteiro.

Dessa maneira, caso queira começar a se organizar, uma boa ideia é estabelecer um número exato de projetos. Pode ser um por semana, dois por mês, etc. Assim, será possível criar um cronograma bem eficiente e aproveitar ao máximo as ideias de tema que sugerimos. Confira:

  • Educação para a Paz: Esse projeto tem a intenção de promover os ideais da paz e da não-violência. Atividades de pintura, murais, leitura de livros e vídeos sobre o assunto podem ser uma boa ideia;
  • Família: Essa ideia também é excelente, já que ela nos permite conhecer as famílias e faz com que os alunos conheçam suas histórias e genealogias. A montagem da árvore genealógica pode ser uma atividade muito engajadora. Incluir fotos da família e incitar apresentações também é ótimo;
  • Amizade: Os projetos relacionados à amizade conseguem trazer muitos benefícios para os alunos. Investir em jogos, atividades cooperativas, leitura de livros e esportes em equipe será um grande ideia.

Projeto para educação infantil sobre música

Por fim, quando procuramos pelo projeto para educação infantil mais interessante, aquele relacionado à música sempre será umas das principais opções. Afinal, a música tem um poder incrível sobre quase todos os seres humanos. E claro, as crianças adoram.

temas para projeto para educação infantil
(Foto: Pedagoga Andréa Educa)

 

No caso da música, os projetos podem ser explorados de diversas formas, com destaque para a descoberta de sons, o aprendizado acerca dos instrumentos musicais e a expressão corporal por meio da dança.

Para tanto, o educador poderá propor algumas atividades interessantes. Confira os exemplos:

  • Rodas de músicas com canções tradicionais;
  • Apresentação de vídeos animados falando sobre os instrumentos e sobre os sons;
  • Brincadeiras que envolvam música;
  • Apresentações musicais e/ou teatrais;
  • Reconhecimento de sons.

Portanto, com um bom projeto para educação infantil, é possível fazer com que a escola se torne muito mais empolgante para os alunos. Por isso, esperamos que as ideias apresentadas aqui tenham sido suficientes para incitar a sua criatividade e lhe motivar a criar projetos altamente engajadores.