Home » Educação » Origem da Festa Junina no Brasil

Origem da Festa Junina no Brasil

Se você ainda não sabe como surgiram as festa juninas no Brasil, descubra aqui a origem, símbolos e principais características



Aprender sobre a origem da festa junina é embarcar em uma jornada de descobrimento que envolve muitos aspectos culturais e tradições.

Essa festa faz parte do calendário brasileiro e é quase tão importante quanto o carnaval.

Sempre presente em muitas localidades, a popularidade da festa junina guarda relação direta com tradições que foram passadas de geração em geração.





Nesse sentido, falaremos um pouco sobre a origem da festa junina. Então, não deixe de acompanhar e de aprender cada vez mais.

A origem da Festa Junina 

Apesar de fazer muito sucesso aqui no Brasil, a festa junina não se trata de uma invenção brasileira.

Pois é! As festas juninas tiveram início na Europa, quando os povos pagãos comemoravam as colheitas. Depois, com a ascensão do catolicismo, essas práticas foram absorvidas e moldadas para se tornar homenagens a São João.

Em Portugal, as homenagens a São João ficaram conhecidas como as “festas joaninas”. Durante o período colonial, os portugueses trouxeram esse costume para o Brasil.

Mais tarde, as festas deixaram de ser apenas para São João, já que os dias de São Pedro e Santo Antônio aconteciam em datas próximas.

origem da festa junina
(Foto: Prefeitura Municipal de Iúna)

Hoje em dia, as festas juninas se concentram nas homenagens aos três santos. No entanto, a forma como as festas são comemoradas varia em função da região do país.

Ainda assim, é possível dizer que as festas seguem um padrão que foi passado de geração em geração, transformando o evento em uma expressão muito importante da cultura dos povos brasileiros.

Símbolos da Festa Junina

Mesmo tendo muitas variações, alguns costumes foram mantidos desde a origem da festa junina.

O grande destaque vai para os símbolos dessa festa. As opções são tão marcantes que a associação é quase imediata.

Fogueiras, bandeirinhas coloridas, pau de sebo, quadrilhas, comidas típicas e balões são os principais símbolos. Como sempre, é bom lembrar que os balões já provocaram muitos incêndios. Isto é, por mais que seja uma tradição cultural, é necessário tomar muito cuidado com o manuseio dessas peças.

A importância das festas juninas no Nordeste

Conforme foi destacado, apesar de a origem da festa junina ser a mesma, cada região do Brasil incluiu alguns elementos únicos nas comemorações.

De forma especial, é possível citar a região Nordeste, que, além de homenagear os santos, também promove as festividades como forma de agradecimento à época das chuvas.

Como bem se sabe, o Nordeste sofre muito com a seca. Logo, a chuva é vista como um presente dos céus para os moradores da região.

importancia das festa juninas
(Foto: Momondo)

Além do mais, o cenário do sertão, as comidas típicas e outros elementos próprios dos estados nordestinos tornam a festa junina ainda mais popular por lá.

Outros pontos importantes relacionados a comemoração da festa junina são a economia e turismo na região que sofrem um aumento significativo durante de data festiva.

Principais tradições

Para finalizar, resta falar sobre algumas tradições que persistem desde a origem da festa junina. Nesse caso, a dança de quadrilha é um dos maiores destaques.

Ao redor da fogueira, passos combinados e cantigas muito populares embalam uma diversão fora de série.

A gastronomia dessas festas também é um destaque. Alimentos à base de milho (bolos, pamonhas, pipoca, broas, etc.), canjica, cuscuz, arroz doce e quentão estão sempre presentes nos cardápios das barraquinhas.

Aliás, as próprias barraquinhas são uma tradição que não pode ser esquecida. E claro, a indumentária “caipira” e os chapéus de palha são requisitos obrigatórios para quem deseja participar da festa.

tradições da festa junina
(Foto: SINCOR-GO)

Com certeza a origem da festa junina remete aos povos europeus. Contudo, o jeitinho brasileiro acabou se apoderando dessa festividade e moldando-a de uma forma muito peculiar.

As tradições inerentes às festas juninas têm resistido ao tempo e vêm se mostrando como um sólido aspecto da cultura do Brasil.

Agora que você sabe muito mais sobre essa festa tão divertida, poderá aproveitar ao máximo!