Home » Diversão » Brincadeiras Indígenas: história, jogos

Brincadeiras Indígenas: história, jogos

Conheça as 5 melhores brincadeiras indígenas e entenda um pouco a história desses jogos

Conhecendo as brincadeiras indígenas, podemos perceber que temos pontos em comum com essa cultura.

Em um mundo tão diversificado, muitas pessoas desconhecem as culturas que estão em volta. Pensando nisso, vamos conhecer um pouco sobre os costumes e hábitos dos indígenas.

Assim como a gastronomia e as religiões, as brincadeiras indígenas despertam curiosidade em adultos e crianças.

Em diversas ocasiões, nos deparamos com crianças fazendo brincadeiras indígenas, mas não sabemos sua origem. Um exemplo, é a Peteca. Você sabia que a origem dela é indígena? Pois é, muito poucos que sabem.

Entre os povos indígenas, existem brincadeiras que são apenas de meninos, e outras que são somente de meninas. Algumas só crianças podem brincar, e outras que adultos brincam junto.

Vamos conhecer um pouco sobre a história dessas brincadeiras?

História dos jogos e brincadeiras indígenas

As brincadeiras indígenas possuem muita originalidade, pois na maioria das vezes, antes de brincar é necessário construir o brinquedo. Porém, a construção, já faz parte da diversão.

É importante ressaltar que os índios possuem uma diversidade de culturas, por causa da variedade de etnias existentes, ou seja, cada povo possui sua organização social e econômica. E os costumes, hábitos e brincadeiras podem ser diferentes de uma para outra.

Como citado acima, a peteca já fazia parte do cotidiano das crianças desde o tempo da colonização dos portugueses. A peteca era formada por uma pequena trouxinha de folhas, cheias de pedras pequenas, amarradas em uma espiga de milho.

historia das brincadeiras indigenas
(Foto: Portal Beiju)

O Arco e Flecha, também possui origem indígena e antigamente era usado apenas pelos homens, como instrumento de caça. Atualmente, o arco e flecha tornou-se brincadeira para as crianças, mas também é considerado como esporte, sendo realizados até torneios e campeonatos.

5 brincadeiras indígenas

Conheça agora 5 brincadeiras indígenas para apresentar para as crianças:

Corrida do saci

Essa brincadeira exige muito fôlego dos participantes. Para brincar, se for em um ambiente que possui terra, basta traçar uma linha no chão ou se for no campo pode-se usar a tinta branca para traçar a linha.

A brincadeira consiste em fazer os competidores correrem até um ponto especifico, usando apenas um pé. A pessoa que chegar em primeiro, é o vencedor.

Marimbondo

É uma brincadeira que envolve crianças e adolescentes que gostam de correr. Para ser realizada, é necessário haver um bom espaço que permita a movimentação dos participantes e que seja à beira de um rio.

A ideia é criar casas de marimbondo com areia ou terra. E cada competidor deve impedir que suas casas sejam destruídas pelos adversários.

Jogo da Onça ou Adugo

Brincadeira envolvente que até adultos gostam de brincar. Para essa diversão, é necessário um chão em que se possa desenhar um tabuleiro de jogo. Como peças, podemos usar pedras.

São aproximadamente, 14 pedras pequenas e uma pedra que deve ser bem maior. Durante o jogo, o objetivo é encurralar a peça do adversário. Se jogada em dupla, é bem parecida com o tradicional jogo de damas.

Gavião e passarinhos

Brincadeira que envolve crianças e adolescentes que possuem disposição para correr durante a brincadeira inteira.

É necessário possuir um ambiente bem amplo e espaçoso, pois os jogadores precisarão correr por toda a extensão. Um dos participantes é escolhido como gavião e os outros serão os passarinhos.

Os passarinhos devem fugir do gavião ou distrai-lo. O último passarinho a ser capturado é o vencedor da brincadeira.

Tobdaé

Nesta brincadeira, adultos também gostam de participar. Ela é muito parecida com a tradicional jogo queimada. Precisa ser jogada em um local que seja possível maior movimentação dos jogadores e usada uma peteca que servirá como uma bola.

A intenção do jogo é queimar o adversário para eliminar e ser o vencedor.

Leia também: Artesanato indígena brasileiro

brincadeiras indígenas
(Foto: Nosso Clubinho)

Como pôde notar, muitas brincadeiras são parecidas com algumas que já conhecemos e outras já até brincamos, mas não sabíamos as origens delas.

As brincadeiras indígenas, são muito dinâmicas e deveriam ser mais conhecidas por toda nossa sociedade. Pois além de envolver desde crianças e adultos, é divertido poder criar o próprio brinquedo ou espaço para a brincadeira.

Isso faz nós desenvolver nossa própria criatividade e faz adultos sentirem vontade de ser criança outra vez.