Home » Educação » Dinâmica de Apresentação Divertida: como fazer, ideias

Dinâmica de Apresentação Divertida: como fazer, ideias

Escolha uma dinâmica de apresentação para aumentar o nível de socialização e conhecer melhor as pessoas do seu grupo



Uma boa dinâmica de apresentação pode ser uma forma divertida de quebrar o gelo, criar um clima descontraído, incitar a interação e avaliar a desenvoltura das pessoas.

Resultados incríveis podem ser obtidos com essas ações que, a princípio, parecem ser apenas uma brincadeira boba.

Para lhe mostrar o valor de uma boa dinâmica de apresentação, separamos aqui alguns exemplos que poderão ser úteis em diversas situações. Com isso, você conseguirá aproveitar algumas táticas interessantes para conhecer pessoas e motivá-las a interagirem entre si.





Dinâmica de apresentação para processo seletivo

Uma dinâmica de apresentação também pode ser muito eficiente em algum processo seletivo. Além de nos ajudar a conhecer as pessoas, ela apresentará algumas características que, para os olhos de um bom recrutador, podem indicar muitas coisas.

dinâmica de apresentação
(Foto: fundacionmaude)

Nesse caso, a dinâmica para entrevista pode ser uma boa ideia. Acompanhe:

A dinâmica pode ser feita em duplas ou em grupo (como se fosse uma entrevista coletiva);

De qualquer modo, o entrevistado deverá responder às perguntas que serão feitas pelos demais participantes, ou pelo seu entrevistador (caso seja uma tarefa em duplas);

Defina um limite para as perguntas, mas deixe que a criatividade dos participantes se manifeste. Com isso, todos irão se conhecer e ainda será possível avaliar a desenvoltura dos participantes e suas habilidades de comunicação.

Dinâmicas de apresentação para alunos

A dinâmica de apresentação para alunos pode ser a mais comum entre todas. Afinal, a cada ano letivo temos uma nova turma, com novos alunos, colegas, etc.

Assim, para essa situação em especial, temos algumas ideias interessantes de dinâmicas divertidas, como os exemplos apresentados abaixo. Confira:

Dinâmica do Tudo Sobre Mim

Nessa dinâmica para o primeiro dia de aula, o professor deverá criar um questionário de forma prévia. Esse questionário deverá ter perguntas como: Qual é o seu nome? O que você mais gosta de fazer? Diga uma qualidade e um defeito, etc.

Quando a aula começar, o professor dirá que todos os alunos terão 10 minutos para preencher o formulário.

Por fim, cada um deverá ler aquilo que respondeu. Em alguns casos, é possível “embaralhar” os formulários e pedir para um aluno ler. Ao ouvir suas informações, o aluno descrito deverá se apresentar;

Dinâmica da Imitação

Essa dinâmica motiva as pessoas a prestarem atenção nas apresentações. Para começar, é necessário que todas as pessoas formem um círculo.

A primeira pessoa deverá dizer o seu nome e fazer um movimento ou gesto peculiar. A pessoa seguinte deverá dizer o seu nome, repetir o gesto feito pela pessoa anterior e adicionar outro gesto.

Isso irá ser repetir até que todos tenham se apresentado e uma sequência de gestos tenha sido construída.

Dinâmicas de apresentação divertidas para jovens

Para encerrar esse conjunto com exemplos de dinâmica de apresentação, trouxemos algumas tarefas que costumam fazer bastante sucesso com jovens e adolescentes.

Dinâmicas de apresentação para alunos
(Foto: Demonstre)

Dessa maneira, você terá algumas opções para incitar a interação entre a garotada. Anote aí:

Dinâmica do barbante

Faça com que os jovens formem um círculo. Em seguida, peça para um participante dizer o nome e um sentimento importante.

Depois, peça a ele para amarrar o barbante no dedo e jogar o rolo de barbante para outro participante. Quando todos tiverem se apresentado, você poderá questionar acerca da importância da rede de relacionamentos e sentimentos que foi criada.

Dinâmica do Feitiço

Coloque todos os participantes em um grande círculo e entregue um pedaço de papel para cada pessoa. Peça que eles escrevam no papel os seus nomes e uma ação que deverá ser feita pelo companheiro imediatamente à direita.

Quando todos já tiverem finalizado suas anotações, os papeis deverão ser entregues para o facilitador, que deverá ler o nome da pessoa e a tarefa que ela recomendou para o amigo. No entanto, a surpresa é que a pessoa que escreveu aquele papel é que deverá realizar a prenda, fazendo com que o feitiço vire contra o feiticeiro.

Portanto, uma boa dinâmica de apresentação pode proporcionar momentos muito interessantes. Com os exemplos apresentados aqui, você já terá uma boa quantidade de opções para começar. Sendo assim, organize as tarefas e preste bastante atenção a todas as reações.