Home » Educação » Dinâmicas divertidas para sala de aula: exemplos

Dinâmicas divertidas para sala de aula: exemplos

Aproveite as dicas de dinâmicas divertidas para sala de aula que preparamos e faça já as suas preferidas com as crianças

Precisando de sugestões de dinâmicas divertidas? Se para alguns apresentar-se em público ou criar vínculos são atitudes naturais, para outros é um grande desafio. No ambiente escolar, o professor tem o papel importante de estimular a interação social entre os alunos.

Uma maneira interessante de trabalhá-la em sala de aula é incluir nos planos de aula algumas dinâmicas divertidas que promovam estas habilidades de uma maneira tranquila e lúdica.

Confira algumas estratégias de aplicação.

Dinâmicas divertidas para sala de aula: ensino fundamental

Se a palavra dinâmica ainda assusta muitos adultos, é importante inseri-la já nos anos iniciais.

A caça ao tesouro é uma atividade que geralmente faz sucesso com a garotada e incentiva a concentração, confiança e trabalho em equipe. Divida a turma em pequenos grupos e conte uma charada.

Depois, distribua um mapa com dicas para encontrar peças escondidas de um quebra-cabeça. Depois de encontrados, a turma inteira deverá se reunir para montá-lo e resolver a questão.

dinâmicas divertidas para sala de aula
 (Foto: Jarra Hotel)

Outra proposta interessante é criar uma árvore da turma no início do período letivo. Cada estudante ganha uma “folha” para escrever informações pessoais e as expectativas que possui para os próximos meses.

No último dia de aula, é hora de ler e refletir sobre o que foi escrito e retirar as folhas da árvore para que ela “floresça” novamente no ano seguinte.

Essas são algumas das dinâmicas divertidas indicadas para esta faixa etária!

Dinâmicas divertidas para ensino médio

Nesta fase, os adolescentes estão passando por um momento de transição, deixando a infância para se tornarem adultos e tomar grandes decisões, como a carreira que desejam seguir.

Para ajudá-los com estas transformações, proponha algumas dinâmicas divertidas como as chamadas “verdade ou desafio” e “passa ou repassa”.

Na primeira, o professor pedirá para que os estudantes escrevam em um papel nove verdades e duas mentiras sobre si. Depois de um sorteio, cada um deverá adivinhar o que é real ou não na história do colega. Se alguém desistir de adivinhar, deverá pagar uma prenda!

Parecido com a brincadeira “batata quente”, no segundo os alunos formarão uma roda e passarão um saco com questões que os instiguem a colocar-se no lugar do outro, com a frase “o que você faria se…”. Cada estudante poderá passar ou repassar a questão.

Exemplos de dinâmicas para o primeiro dia

É comum que no primeiro dia de aula haja alunos novos e remanejamento de estudantes entre salas. Para estimular vínculos entre o grupo, o professor pode inspirar-se nestes dois exemplos de dinâmicas divertidas:

Jogo de afinidades: tem como objetivo instigar os alunos a estabelecer vínculos com base em gostos comuns. São necessários apenas um rolo de fita crepe e um saco de balas ou bombons.

Uma faixa de fita crepe é colocada no meio da sala e a turma é dividida em dois grupos, sendo que cada um ficará em um extremo do espaço.

O professor fará perguntas sobre determinados gostos pessoais como “quem torce para o Corinthians? Quem gosta de filmes de terror?” e os que responderem afirmativamente deverão encaminhar-se para o meio da sala.

dinâmicas divertidas
(Foto: Keen Academy)

 

É interessante fazer comentários divertidos entre uma pergunta e outra, criando um ar descontraído. Depois, os alunos retornam para o lado original e se preparam para ouvir a próxima questão.

Ao final, o professor finalizará com a entrega de doces para todos e destacará os pontos em comuns que o grupo possui, estimulando-os a criar amizades.

Meu objeto, minha história: esta dinâmica visa estimular a apresentação oral dos alunos, assim como o estabelecimento de vínculos através de experiências pessoais.

O professor pedirá aos alunos que selecionem um objeto entre seus pertences que tenha um significado especial. Depois, farão uma roda e apresentarão para o grupo o item em questão, explicando o porquê de sua escolha.

Dinâmicas engraçadas para último dia de aula

Já para o fim do ano letivo, os professores devem priorizar atividades mais leves e que reflitam sobre as experiências vividas naquele período.

Dentre as dinâmicas divertidas disponíveis, pode-se destacar a produção e leitura de um anuário da turma.

Os alunos deverão escrever sobre situações marcantes daquele ano, ilustrando-as com fotografias ou desenhos. Depois, a turma deve se reunir para ouvir para as histórias e juntar as páginas pessoais em um livro único.

Outra ideia é imprimir emojis que expressem sentimentos (como alegria e tristeza) e habilidades (como canto, dança e pintura) e pedir para que escolham e utilizem um para descrever um colega.

Gostou das dicas? Que tal conhecer mais dinâmicas e adaptar as suas necessidades em sala de aula? Veja:

Para além dos conteúdos curriculares, a escola é local de excelência para o ensino do convívio social, sendo o primeiro espaço coletivo depois do grupo familiar. E para isso, as dinâmicas divertidas são um ótimo recurso!