Home » Educação » Projeto de Leitura: como fazer, dicas para incentivar os alunos

Projeto de Leitura: como fazer, dicas para incentivar os alunos

Um projeto de leitura pode alcançar diversos níveis de complexidade por diversos fatores, como a série, os perfis dos alunos e a estrutura da instituição de ensino.



É através de um projeto de leitura que os educadores, de preferência com o apoio dos pais e responsáveis, conseguem começar a incentivar as crianças e despertar nelas a paixão pela leitura. Obviamente, a intenção principal é motivar os alunos, mas, sem dúvidas, quando tudo é feito com vistas a fomentar esse sentimento de paixão, os resultados são ainda melhores.

Dessa maneira, nossa intenção com as dicas que serão apresentadas é ajudar educadores a estruturar um projeto de leitura. Com isso, será possível traçar objetivos e formas para alcançar os melhores resultados. E claro, os pais e responsáveis poderão ter noção da importância do projeto a fim de contribuir da melhor maneira possível.

Como fazer um projeto de leitura e escrita

De modo geral, existem alguns elementos essenciais que devem constar em qualquer projeto de leitura.





projeto de leitura

Confira abaixo:

  • Uma introdução: apresentar o tema, os problemas, as justificativas e os objetivos (gerais e específicos);
  • Apresentar todos os métodos que serão utilizados com vistas a alcançar os objetivos traçados e promover a avaliação dos resultados;
  • Listar os recursos que serão necessários para executar o plano de leitura;
  • Estabelecer um cronograma para nortear todas as etapas de execução do projeto;
  • Quando for necessário, elencar as referências bibliográficas que foram utilizadas para embasar as ideias;
  • Estabelecer os indicadores de performance e os pontos-chave que deverão ser avaliados e como essa avaliação irá ocorrer.

Conforme pôde notar, em sua essência, um projeto de leitura é um documento muito semelhante aos projetos de pesquisa que marcam a vida acadêmica. Assim, bastará organizar as ideias dentro de uma estrutura lógica e o seu projeto estará pronto para ser executado.

Projeto de leitura para o Ensino Fundamental

Para o ensino fundamental, uma boa ideia é elaborar um projeto de leitura que conte com a participação dos pais e responsáveis. Afinal, envolver a família nas práticas de leitura é uma forma superinteressante de fazer com que a criança encontre a motivação necessária para começar a ler e, com sorte, despertar sua paixão pelos livros.

Outra grande ideia é montar um projeto bem definido, podendo ser utilizada a estrutura citada acima, a fim de estabelecer pequenas metas a serem alcançadas pelos alunos e, talvez, algumas pequenas recompensas.

Projeto de leitura para o Ensino Fundamental
(Foto: Caminho do Saber)

Além do mais, o ideal para as crianças do ensino fundamental é que as fases de execução do projeto sejam marcadas por alguns eventos e/ou atividades especiais, como pequenos debates, jogos de perguntas e respostas, filmes, etc. Com isso, todos os processos se tornarão muito mais atrativos e motivadores.

Projeto de incentivo à leitura na biblioteca escolar

Para completar, é bom ressaltar que um projeto de leitura de qualidade também relaciona, entre o seus objetivos, a ação de estimular a ida à biblioteca. Nesse caso, a realização de passeios até grandes bibliotecas, ou eventos como as feiras de livros, são opções capazes de manter as crianças motivas e abertas a encarar o mundo mágico dos livros de uma forma mais receptiva.

De qualquer modo, os projetos também podem demandar que as crianças visitem a biblioteca da escola a fim de realizar tarefas especiais. Para tanto, a criatividade do educador será crucial para poder garantir que esses momentos possam ser aproveitados de uma forma tão divertida quanto eficiente.

Portanto, um projeto de leitura é uma parte essencial da árdua tarefa de incentivar as crianças a ler. Contudo, por mais que o objetivo seja educar, isso não quer dizer que os processos não possam ocorrer de uma forma prazerosa para os alunos. Por fim, não se esqueça de avaliar o perfil dos seus alunos a fim de idealizar novas formas de abordagens e aproveitar essas dicas de uma forma ainda melhor.

Projeto de Leitura: como fazer, dicas para incentivar os alunos
5 (100%) 1 vote