Home » Tabs em Destaque Home » Educação » Programa Brasil Alfabetizado 2012

Programa Brasil Alfabetizado 2012




PBA é a sigla do Programa Brasil Alfabetizado que vêm sendo desenvolvido no Brasil desde 2003. O programa tem como objetivo alfabetizar jovens, adultos e idosos. O Programa ocorre em todo território nacional e principalmente no nordeste onde existe ainda um grande número de analfabeto. O programa está com vagas em aberto para alfabetizadores que desejam atuar no governo da Paraíba.

Perfil do Programa Brasil Alfabetizado

Os voluntários receberão uma bolsa com valores que variam entre R$ 250 até R$ 500. Entre as vagas em aberto há demanda para alfabetizadores, coordenadores e intérpretes de libras. As vagas serão distribuídas através de um processo seletivo.

O programa acontece em parceria com o Governo Federal. Atualmente o programa tem como meta alfabetizar mais de 120 mil pessoas. Existe certa urgência para selecionar os voluntários, que devem atender 223 municípios que participam do programa.





Esse programa visa ampliar as oportunidades de acesso à educação para os jovens e adultos. Os candidatos selecionados irão atuar com a prestação de serviços voluntário por um período pré-determinado de seis meses, podendo haver a renovação automática por mais seis meses, de acordo com o critério da administração do programa.

 

 

Como funciona o trabalho dos voluntários: Os voluntários podem desenvolver atividades em até duas turmas ativas, desde que os horários estejam de acordo com o edital do programa. As atividades serão exercidas em escolas e espaços alternativos, conforme a necessidade do município. As aulas estão previstas para serem iniciadas a partir de Abril.

Perfil dos voluntários: Os interessados devem ter idade acima de dezoito anos, nível médio completo, disponibilidade para atuar durante dez horas semanais e de preferência ser professor de rede publica de ensino. Os interessados em se tornar voluntário das vagas de tradutor interprete de Libras, devem ainda ter certificado em proficiência em Libras.

Inscrições para o Programa Brasil Alfabetizado na Paraíba

As inscrições devem ser realizadas a partir do dia nove de março. Os candidatos interessados devem realizar as inscrições diretamente no portal do Governo da Paraíba.  Ao entrar no portal será necessário realizar o preenchimento do formulário de inscrição, que devem ser entregue juntamente com a documentação exigida em uma das gerencias regionais de educação. O atendimento é realizado no horário das 8hs às 12hs e das 14 h às 17hs. (Leia também sobre o OBMEP 2012: Inscrições, segunda fase, premiados).

Programa Brasil Alfabetizado 2012
Avalie essa matéria!


Um comentário

  1. quando serao as isncriçoes para rio de janeiro cidade maricá??
    pode ser feitas pela internet??

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*