Home » Informações úteis » O que fazer ao perder a carteira de trabalho?

O que fazer ao perder a carteira de trabalho?


Perdeu sua carteira de trabalho? Saiba como recuperar suas informações sem prejuízo.
O início do ano traz o desejo de muitas pessoas de conquistar um novo emprego. Para tanto, o trabalhador deve ter em mãos sua Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS).
Caso tenha perdido o documento, ou o mesmo tenha sido roubado ou furtado, existem meios de recuperar os dados empregatícios, importantes para a comprovação de experiências anteriores e também para a futura aposentadoria.

Carteira de Trabalho: o que fazer em caso de perda?
De acordo com a Associação dos Magistrados do Estado do Rio de Janeiro (Amaerj), a primeira providencia a ser tomada em caso de perda ou roubo é o registro de um boletim de ocorrência em uma delegacia de polícia, já que se trata de um documento.

Como solicitar nova carteira?





Carteira de trabalho. (Foto: Divulgação).
Carteira de trabalho. (Foto: Divulgação).

Em seguida é preciso solicitar uma nova Carteira de Trabalho juntamente à Superintendência Regional do Trabalho e Emprego ou no Ponto de Atendimento ao Trabalhador (PAT) mais próximo. Para tanto é necessário apresentar os seguintes documentos: foto 3×4 recente, certidão de nascimento, casamento ou carteira de identidade, um documento que comprove o número da carteira de trabalho perdida – como o extrato do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) – e o boletim de ocorrência.
A nova carteira de trabalho terá o mesmo número da anterior, e será feita com papel de segurança e plástico inviolável, que dificultam a falsificação das informações.

Leia também:



Receita de dieta antiinflamatória

Como recuperar os dados?

Para recuperar os dados trabalhistas – que passaram a ser cadastrados a partir de 1976 – o trabalhador pode recorrer à Superintendência Regional do Trabalho e Emprego, que consultará o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) e a Relação Anual de Informações Sociais (Rais).
Outra possibilidade é Cadastro Nacional de Informações Sociais (CNIS), fornecido pelo Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS).

 



O que fazer ao perder a carteira de trabalho?
Avalie!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*