Home » Empregos » Carreira » Forças Armadas Brasileiras – Como ingressar, alistamento

Forças Armadas Brasileiras – Como ingressar, alistamento


Confira: Forças Armadas Brasileiras – Como ingressar, alistamento. Distintas opções de carreiras estão abertas. Atente-se às boas propostas do mercado.

Quem está em busca de uma profissão diferente pode optar por seguir o caminho militar.

De acordo como o JC Concursos, todos os anos surgem oportunidades para quem almeja ingresso nas forças armadas por meio de concursos públicos. As posições englobam todos os níveis de escolaridade.





No ano de 2011, segundo o espaço, a Marinha do Brasil divulgou edital com a disponibilidade de 3.600 vagas voltadas a praça e oficiais.

A Aeronáutica, neste mesmo tempo, ofereceu 1.198 vagas através de 16 processos seletivos públicos.

No que diz respeito ao Exército, em três cursos de formação, 212 aberturas foram disponibilizadas em 2011. Oportunidades fundamentadas entre 69 ofertas do Curso de Formação de Oficiais do Quadro Complementar (CFO/QC); Estágio de Instrução e Adaptação do Quadro de Capelães Militares; e Curso de Formação de Oficiais Médicos, Farmacêuticos e Dentistas.

Como ingressar nas forças armadas

Para a Aeronáutica, concursandos em nível Fundamental devem se inscrever para o Curso Preparatório de Cadetes do Ar (CPCAR) entre junho e julho.  Este é destinado a homens que tenham entre 14 e 19 anos de idade.

No que se refere ao nível Técnico, as aberturas são alusivas ao Estágio de Adaptação à Graduação de Sargento da Aeronáutica (EAGS-B). As inscrições ocorrem de março a abril, podendo ser efetuados por homens e mulheres até os 25 anos.

Candidatos de nível Médio podem se candidatar a oito formações. Aviadores, oficiais de infantaria, intendentes, sargentos e taifeirros são exemplos. A idade limite vai dos 23 aos 25 anos.

Para quem possui curso Superior completo, seis cursos são disponibilizados para as áreas de Dentista, Farmacêutico, Médico, Engenheiro e Capelão, além de oficiais temporários, com reservas para pessoas com idade entre 30 e 40 anos.

Como seguir Carreira Militar

Quem quiser entrar no Exército deve começar por meio da seleção obrigatória após os 18 anos, podendo seguir dentro da instituição por até sete anos. Neste período, é possível chegar a terceiro sargento, uma vez que sejam feitos os cursos de formação. Depois deste tempo, quem quiser continuar precisar faze seleção pública para oficial ou sargento.



Para quem quiser ingressar na Marinha, o caminho inicial é buscar fazer parte do Colégio Naval, instituição que admite concursandos do sexo masculino. O processo de formação possui duração de três anos, sendo efetuado no Rio de Janeiro.

Para quem tem curso Superior, existem opções para curso para o quadro técnico, onde são englobadas áreas de Direito, Administração e Pedagogia, para ambos os sexos. Saiba mais detalhes sobre as oportunidades em JC Concursos.

Quer saber outras boas ideias a respeito do mercado de seleções públicas? Então confira estes “Concursos”. 



Forças Armadas Brasileiras – Como ingressar, alistamento
Avalie!