Home » Educação » Educação Continuada e Permanente: o que é, exemplo

Educação Continuada e Permanente: o que é, exemplo

Na educação continuada as pessoas devem fazer de tudo para manter suas mentes abertas a novos conceitos, métodos, comportamentos e habilidades



Os conceitos de educação continuada e educação permanente costumam levantar muitas dúvidas. Afinal, essas modalidades educativas têm sus peculiaridades, em relação aos seus objetivos e às suas formas de abordagem. Por isso, em muitos casos, quando essas duas “figuras “ são apresentadas as dúvidas começam a surgir.

Diante desse problema, resolvemos separar aqui algumas explicações que irão lhe ajudar a entender os conceitos de educação continuada e educação permanente de uma forma muito mais fácil e eficiente. Com isso, você não terá mais dúvidas e conseguirá aplicar os conceitos facilmente.

O que é educação continuada?

A definição mais clara do conceito de educação continuada é aquela que reafirma a base dessa modalidade educacional através da frase “nunca é cedo ou tarde demais para aprender”. Isto é, a educação continuada apresenta o conceito mais abrangente e romântico do aprendizado, dizendo que todos estão em condições de aprender para sempre.





Obviamente, com essa linha de raciocínio em mente, temos que ressaltar que todo aprendizado novo faz parte da educação continuada. No entanto, também é importante destacar que uma das principais características dessa modalidade educativa é que ela exige muita atitude, por parte de quem está aprendendo.

educação continuada

Aliás, é bom lembrar também que esses conceitos são muito aplicados nos ambientes corporativos, já que as empresas, para manter seus colaboradores atualizados em determinados setores, investem em práticas de aprendizado contínuo.

Conceito de educação permanente

Antes de falar sobre os conceitos de educação permanente, é importante destacar que essa modalidade educativa pode ser aplicada em diversas áreas. Por exemplo, hoje em dia é bem comum encontrarmos planos de ensino de educação permanente na área da saúde, da pedagogia e muitas outras. Contudo, apesar das aplicações em diversas áreas seus conceitos abarcam algumas ideias muito bem definidas.

Assim, de modo geral, podemos considerar a educação permanente como um processo transformador. Através da experiência prática, essa modalidade educativa faz com que os futuros profissionais tenham um contato direto com seus ambientes de trabalho, desenvolvendo técnicas e habilidades voltadas a encontrar soluções para os mais diversos problemas.

educação permanente

Enfim, a educação é permanente, pois ela dá aos alunos todas as bases e conceitos necessários para que eles possam superar as adversidades das suas áreas. Em outras palavras, ela transforma os alunos e os prepara para que eles mesmos possam encontrar as melhores soluções.

Formas de educação continuada

Uma das grandes belezas da educação continuada é que uma infinidade de locais e oportunidades podem funcionar como aulas. Aliás, nesses tempos em que a internet cumpre um papel tão importante em nossas vidas, ela acaba se transformando em uma das melhores formas de promover o aprendizado contínuo.

Pense bem: quantas vezes você não ficou em dúvidas sobre algo e encontrou um vídeo ou um artigo explicando tudo? Então… Essa é uma forma de aprender. Da mesma forma, ao ler um material didático, posts escritos por educadores, notícias de canais especializados, realizar cursos (até mesmo offline), obter consultoria de um expert e muitas outras situações são formas de educação continuada.

Resumindo, a educação continuada é, como o nome sugere, estar em constante aprendizado. Com ela, nunca será cedo ou tarde demais para começar a aprender algo. E mais, com ela será possível abordar todo e qualquer tema que seja do seu interesse ou no qual você precise se desenvolver melhor.

Para encerrar, esperamos que agora você conheça melhor os conceitos de educação continuada e educação permanente, tendo a consciência de que aprender sempre será um investimento válido.

Educação Continuada e Permanente: o que é, exemplo
Avalie essa matéria!