Home » Concursos » Previstos » Concurso para vagas temporárias Ibama 2013 – Edital em breve

Concurso para vagas temporárias Ibama 2013 – Edital em breve




De acordo com o portal do Ibama, o Centro Especializado Prevfogo/Ibama começa preparação voltada a período crítico de ocorrência de incêndios florestais, tempo a ser iniciado em junho e julho na maior parte do país.

Assim sendo, portaria permite ao Ibama/MMa antecipação ao problema, visando garantir preparação necessária para enfrentar tal temporada.

Neste processo, fica autorizada a realização de seleções, capacitações e estruturação de brigadas.





No contexto das novas aberturas, o Governo Federal autoriza o Ibama a contratar 2.520 brigadistas. No entanto, o número inicial relativo ao ano de 2013 é de 1.600 colaboradores neste sentido.

Vagas temporárias Ibama

Vagas temporárias Ibama (Foto: divulgação)
Vagas temporárias Ibama (Foto: divulgação)

A ideia é começar com um contingente mais reduzido, mas que possa ser elevado de acordo com as necessidades.

Os brigadistas serão divididos em 74 brigadas. Estas são implantadas em regiões mais críticas elencadas pela portaria 113, o que é selecionado conforme a ocorrência de focos de calor captados por satélite em áreas protegidas federais e em pontos remanescentes de vegetação nativa.

Vagas brigadas Ibama

Em relação às vagas, os contratos têm caráter temporário de seis meses máximos, buscando atender somente o período crítico de incêndios, referido acima.

A maior alteração deste ano será a substituição do programa de brigadas nos Municípios Críticos pelo Programa Brigadas Federais-BRIFs, levando as atividades das brigadas a áreas sob atribuição federal. Entre elas Unidades de Conservação Federais (apoio às brigadas do ICMBio); Assentamentos do Incra; Terras Indígenas; e regiões de maior importância ecológica, como campos protegidos do Jalapão e da BR 163.

Os interessados nas vagas passarão por testes preliminares de aptidão física, de uso de ferramentas e por curso de capacitação seletivo e classificatório.

Os aspirantes devem, bem como, ficar alertas à divulgação de editais publicados nas regiões de contratação das brigadas.

Entre alguns exemplos de locais estão Amazonas, Minas Gerais, Mato Grosso, Maranhão, Roraima, Acre, Pará, etc.

  • Saiba mais detalhes sobre as possibilidades em Ibama.
Avalie essa matéria!


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*