Home » Beleza e Saúde » Comportamento » Como motivar o filho a estudar

Como motivar o filho a estudar




Seus filhos estão sem ânimo para estudar? Veja algumas dicas para motivá-los.

O fim das férias e início das aulas é sempre um período complicado no que se refere à adaptação de crianças e adolescentes.

Após um longo período de descanso, brincadeiras, passeios e noites de sono que começavam altas horas, eles se sentem desmotivados para retomar os estudos.





No início isso é até compreensível, mas os pais devem entrar logo em ação para que os filhos não sejam prejudicados.

Leia também:  Atividades para berçário e maternal – Sugestões

Dicas para motivar os filhos a estudar

  • Como motivar as crianças para a volta às aulas. (Foto: Divulgação).
    Como motivar as crianças para a volta às aulas. (Foto: Divulgação).

    O início de um novo ano escolar pode ser motivo de muita ansiedade. Muitos têm muitas dúvidas e receios: os amigos serão os mesmos? E se forem novos colegas, eles vão gostar de mim? Quem serão os novos professores? Será que vou gostar das matérias da nova série? Os pais devem tranquilizar seus filhos em relação a todas estas perguntas, para que eles possam enfrentar da melhor maneira possível todos os novos desafios que se apresentarem. Caso contrário, as crianças podem tornar-se apáticas e pouco participativas na escola.

  • Ajudar seu filho a organizar o novo material escolar é sempre bom. Não há quem não goste de renovar, e isso sempre ajudar na motivação para o novo ano letivo.

  • Para haver motivação, é necessário que seu filho possua um local apropriado para estudar. Um cantinho específico e aconchegante pode fazer toda a diferença. Compre uma escrivaninha, adapte uma mesa que já possua em casa, esvazie algumas gavetas para guardar livros. Algumas dicas são manter o local bem iluminado e deixar a televisão desligada ou longe do alcance para não haver distração.

  • Lembre seu filho de tudo o que ele mais gostava na escola: os colegas, as brincadeiras, os passeios, os trabalhos em sala de aula.

  • Nos primeiros dias de aula, chame alguns amigos do seu filho para brincarem em sua casa. Isso facilitará a adaptação, a reaproximação com os colegas e estimulará a vontade de ir à escola para revê-los.

Como motivar o filho a estudar
Avalie essa matéria!


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*