Home » Ganhando dinheiro » Como abrir um negócio passo a passo

Como abrir um negócio passo a passo




Pensando em abrir seu próprio negócio? Saiba como planejar para obter sucesso.

Cada vez mais brasileiros estão investindo e abrindo seus próprios negócios. Eles são estimulados pelo momento favorável pelo qual passa a economia do país e também pelo desejo de obter independência financeira.

No entanto, por envolver muitos sonhos e capital, é necessário tomar alguns cuidados e se planejar corretamente para não desperdiçar a oportunidade. Veja a seguir o que considerar antes de abrir um negócio:





Leia também: Mais de 8 mil vagas abertas em todo o país

Empreender: dicas para abrir um negócio

  • Dicas para abrir seu próprio negócio. (Foto: Divulgação).
    Dicas para abrir seu próprio negócio. (Foto: Divulgação).

    Para todo empreendimento existem riscos, e para evitá-los é necessário conhecer bem suas competências e identificar quais habilidades precisam ser melhoradas. Todo empreendedor deve contar com algumas destas principais características – já que é muito difícil reunir todas: estar sempre em busca de oportunidades; iniciativa; persistência; comprometimento; exigência de qualidade e eficiência; correr riscos calculados; saber estabelecer metas; buscar informações; planejar e monitorar sistematicamente; capacidade de persuasão e de formar rede de contatos; e independência e autoconfiança.

  • Em primeiro lugar, após a vontade de abrir seu negócio, é preciso identificar uma idéia para ele. Saiba qual necessidade do mercado seu negócio irá atender e o que será oferecido ao cliente.

  • Escolha o local para a instalação do seu negócio com cuidado: é preciso saber como sua empresa irá se beneficiar através da escolha do ponto. Não se esqueça de considerar custos com possíveis reformas e adequações.

  • Examine com cuidado a viabilidade do negócio e qual a lucratividade necessária para seguir em frente, já que o retorno pode demorar alguns meses. Aliás, tenha um bom estudo quanto à estimativa de lucro e tempo de retorno para poder planejar quantos funcionários terá o estabelecimento e qual será o valor dos salários (incluindo o seu).

  • Defina de onde virá o capital para arcar com os custos do investimento: poupança, empréstimo bancário, de amigos ou familiares.

  • Legalize seu negócio, procure a prefeitura e saiba quais documentos e licenças são necessárias.

Como abrir um negócio passo a passo
Avalie essa matéria!


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*