Como conseguir certificação ISO 9001

Como conseguir certificação ISO 9001

Esteja ciente sobre como conduzir sua empresa de modo sempre eficaz. Saiba como conseguir certificação ISO 9001 e outros elementos do gênero.

Uma empresa que busca uma efetividade constante em seus serviços deve primar pela melhoria de seus produtos e buscar cada vez mais para seus espaços.

Neste sentido, buscar por certificações também se faz artefato relevante. Entenda um pouco mais sobre o assunto.

Segundo o Pequenas Empresas & Grandes Negócios, boa dicas estão disponíveis para que quem busca certificações como ISO 9001, ISO 14001, OHSAS 18001 e ABNT 16001.

Segundo o espaço, a empresa que almeja obter certificados do gênero precisa, primeiramente, adquirir uma brochura ou arquivo eletrônico. Estes possuem as normas a serem seguidas para que seja possível conseguir as certificações.

Confira mais  a respeito do processo

O passo seguinte é adotar as normas na companhia e buscar contratação de uma certificadora independente. Esta constatará se os padrões requisitados estão aplicados de forma correta, concedendo, em caso positivo, a certificação pedida.

Quem busca pelas normas alusivas aos ISO 9001, ISO 140001 ou a ABNT 16001, por exemplo, tem que arcar com o valor de R$ 100,00. Estes são disponibilizados por meio de uma brochura impressa, que é entregue em um período referente a sete dias úteis, o que é contado desde a solicitação. O frete neste sentido fica por conta do aspirante. Por formato digital, o pedido pode ser efetuado por meio do ABNT.

Outros fatores sobre o procedimento de certificação

De acordo com o espaço, quando da implantação das normas, a empresa deve prover um sistema de gestão voltado aos requisitos. As normas referentes à certificação pedida mostram o que é necessário na organização, mas não a prática do processo. O ideal para quem busca o procedimento de certificação é buscar por um consultor, já que o profissional tende a acelerar o processo.

Quando a empresa estiver adequada aos requisitos, e for fazer a contratação de um organismo certificador, será preciso ficar atenta também aos valores pedidos por estes.

Os certificadores cobram valores distintos, que podem variar conforme a área da empresa e a seu tamanho.

Uma certificação válida por três anos, por exemplo, para uma pequena empresa, fica em torno de R$ 2.000 por ano. Já em empresas de médio porte, o valor sobe para uma média de R$ 3,5 mil por ano.

Quer saber mais sobre o assunto? Pois se você busca certificações neste contexto para sua empresa, veja outros detalhes em PEGN.

Quer mais ideias interessantes para um dia a dia mais produtivo? Confira as novidades contidas no espaço “Dicas”.

Sebastião Ferreira

Sebastião Ferreira é redator do Blog GRzero há 2 anos, trabalha como redator freelancer e escreve para alguns jornais e revistas.