PEP 2013 MG – Inscrições


Escrito por

Confira inscrições para o PEP 2013 MG. Manter-se bem qualificado é fundamental para uma carreira mais promissora, portanto fique atento a oportunidades como o Programa de Educação Profissional.

O PEP, criado no ano de 2007, se caracteriza por ser um programa fundamentado pelo Governo de Minas Gerais através da Secretaria do Estado de Educação/Superintendência de Desenvolvimento da Educação Profissional.

De acordo com o portal PEP Educação Minas Gerais, entre 2008 e 2012, mais de 200 mil alunos foram atendidos por meio da iniciativa. O processo tem como intuito fornecer educação profissional e formação técnica em nível Médio.

O programa visa atendimento de demandas regionais e municipais, buscando identificar e diagnosticar tendências do mercado profissional e também necessidades referentes à mão de obra, empregabilidade e oportunidades.

Em seu contexto, o Programa de Educação Profissional busca, assim, qualificar e aperfeiçoar o cidadão, proporcionando formação técnica em distintos segmentos e também contribuir para o desenvolvimento econômico estadual.

Inscrições PEP 2013 (Foto: divulgação)

Inscrições PEP 2013 MG

O PEP tem como público alvo estudantes do segundo ou terceiro ano do ensino Médio da rede pública estadual, bem como estudantes do EJA, a Educação de Jovens e Adultos. Também podem participar do programa pessoas que já finalizaram o ensino Médio e que não cursem o ensino Superior.

O programa é efetuado em parcerias da Rede Mineira de Educação Profissional com setores público e privado, órgãos e secretarias do Governo, prefeituras e entidades filantrópicas.

Em relação à sua área de atuação, o PEP se faz presente em 229 municípios que compõem 10 regiões do estado de Minas Gerais – Alto Paranaíba, Noroeste de Minas, Triângulo, Centro Oeste de Minas, Sul de Minas, Mata, Rio Doce, Jequitinhonha, Norte de Minas, Mucuri e Centro.

Programa de Educação Profissional

No que diz respeito a cursos referentes ao programa, são contemplados 11 eixos tecnológicos, de acordo com catálogo nacional alusivo a cursos técnicos.

Entre estes estão, por exemplo, Controle e Processos Industriais; Ambiente e Saúde e Segurança; Apoio Educacional; Gestão e Negócios; Hospitalidade e Lazer; Informação e Comunicação; Produção Alimentícia; Infraestrutura; Produção Industrial e Recursos Naturais; Produção Cultural e Design.

Dados e cadastro PEP

Conforme os dados, no quadriênio de 2001 a 2014, a SEE/MG tem a intenção de ampliar de modo significativo a oferta de oportunidades voltadas à educação profissional em nível técnico para jovens e adultos, fomentando parcerias entre órgãos de ensino e empresas públicas e privadas, proporcionando maiores aberturas para estágios e empregos. Saiba mais em PEP MG.

Quem tiver interesse nas inscrições para as próximas etapas alusivas ao Programa de Educação Profissional 2013 pode obter maiores informações de cadastro em  PEP 2013.