Home » Artesanato » Como Usar a Tinta PVA para Artesanato

Como Usar a Tinta PVA para Artesanato

Assim que ver como usar a tinta PVA para artesanato é fácil, vai querer usá-la imediatamente em algum trabalho manual.

Que tal inovar em seus trabalhos manuais aprendendo como usar a tinta PVA para artesanato? A tinta PVA é uma tinta à base de água e, bem versátil, que pode ser usada em várias etapas da confecção do seu artesanato.

A tinta PVA tem como característica principal possuir consistência mais rala. Além da versão fosca, atualmente há algumas marcas que lançaram a tinta PVA metalizada e também com glitter, mas com o verniz podendo ser abdicado nesta versão, pois quando você vai aplicá-lo, pode retirar todo o glitter. A tinta PVA pode ser usada em várias superfícies, como papel-cartão, isopor, cortiça, palha, cerâmica, tecidos, madeira, metais, MDF, gesso, EVA, vidro, plásticos, entre outros.

Para que Serve Tinta PVA no Artesanato

A tinta PVA serve tanto como base para a pintura, usando a tinta branca ou outra cor bem clarinha, como tinta principal na pintura do seu artesanato. A tinta PVA serve até como tinta para pintar móveis.





Dicas para Usar a Tinta PVA para Artesanato
A tinta PVA para artesanato é bem versátil (Foto: blogestilodecor.blogspot.com)

Uma dica de outro para esta época de crise econômica é comprar um galão grande de tinta PVA branca e misturar algumas porções com corante xadrez, para criar os tons que você quiser.

Dicas para Usar a Tinta PVA para Artesanato
(Foto: iaracapraro.com)

Leia mais sobre: Como Trabalhar com Gesso para Artesanato.

Como Usar a Tinta PVA para Artesanato

Há várias maneiras de como usar a tinta PVA para artesanato, e uma delas é como primer, como um “preparativo” para a outra tinta que vai utilizar em seu artesanato. Em artesanatos com MDF a tinta PVA branca é aplicada como base para a pintura da peça.

Dicas para Usar a Tinta PVA para Artesanato
(Foto: pannobom.blogspot.com.br)

Se você estiver trabalhando com MDF e, fazendo a pintura base da peça com tinta PVA, a cada camada de tinta lixe a peça de MDF com uma lixa bem fininha, assim que a tinta PVA secar, para que a superfície fique bem uniforme.



Tinta
(Foto: artesanato.culturamix.com)

Para a pintura ficar ainda mais uniforme, o ideal é aplicar a tinta PVA já com um rolo de espuma para pintura ou aplicar a tinta primeiro com um pincel e passar o rolinho por cima, para tirar as marcas das cerdas do pincel.

Tinta PVA
(Foto: bolasdemeia.com)

Leia mais sobre: Como Trabalhar com Artesanato Fuxico.

Como Diluir Tinta PVA para Artesanato

É muito fácil diluir tinta PVA para usar em seu artesanato. Você deve diluir a tinta PVA em água, porque esta tinta é à base de água. Nunca dilua a tinta PVA com outras substâncias, pois o efeito desejado pode não ser conseguido ao final do seu trabalho.

Artesanato
(Foto: vilamulher.uol.com.br)

A quantidade de água que você vai utilizar na tinta PVA para fazer o seu artesanato vai depender do efeito que você pretende criar em sua peça. Se você quer uma tinta mais rala, que apenas crie uma suave nuance sobre a superfície a ser pintada, você deve usar mais água. Se você quiser uma tinta com consistência média, use menos água. E se quiser alta cobertura, não dilua a tinta PVA com a água.

Assista ao vídeo do canal Artesanato por Iára Capraro e veja como fazer pintura em cerâmica com tinta PVA. Confira os outros vídeos bem interessantes do canal Artesanato por Iára Capraro.