Como fazer divisórias de gaveta de forma simples e fácil

Saber como fazer divisórias de gavetas são ótimas opções de organizar seus pertences e itens de trabalho. escritório, roupas, itens da cozinha e muito mais.

Normalmente, as pessoas gostam de manter as coisas organizadas, mas não sabe como fazer para manter a organização.

Na maioria das vezes, quando precisamos de algo, acabamos por bagunçar tudo que organizamos.

Dessa forma, as divisórias ou organizadores ajudam e muito no momento de arrumar suas coisas, seja em gavetas, armários, mesas de trabalho ou outros locais.

divisórias
Foto: @queroalgodao

Nesse post iremos mostrar diversas maneiras de criar divisórias simples e fáceis para que você possa organizar suas coisas de forma a tornar seu dia a dia mais prático.

Como fazer divisória na gaveta?

As divisórias de gavetas podem ser feitas de diferentes tipos de materiais, dentre os quais podemos citar: papelão, eva, tecido, garrafa pet, caixa de leite ou suco, mdf e outros, basta usar a criatividade.

divisórias para gavetas
Foto: @janabastosorganizer

Geralmente, as divisórias são peças retangulares que se encaixam perfeitamente formando vários “nichos” ou compartimentos dentro das gavetas.

Dessa forma, você consegue separar suas coisas dentre de uma mesma gaveta por meio de categorias à sua escolha.

Como fazer divisórias para gavetas com papelão

Se você não tem moveis planejados a dica desse tipo de divisória te será muito útil.

As divisórias de papelão podem ser usadas em gavetas de guarda roupas, cômodas e armários de cozinha ou lavanderia por exemplo.

Para criar suas divisórias de gaveta de papelão, você precisará de papelão, sendo que você deve procurar pelas peças mais lisas, sem ranhuras ou amassos. Também precisará de cola podendo ser cola universal, branca, quente ou outra de sua preferência e papel adesivo para encapar as tiras de papelão.

Vale lembrar que, você pode encapar as peças com outros tipos de materiais como papel colorido, tecido, eva e outros.

Retire sua gaveta e tire as medidas do seu interior, fazendo o esquema de como deseja dividi-la.

Após esquematizar, recorte o papelão nas medidas que tirou em formato de “réguas ou retângulos”.

Recorte duas peças de cada tamanho e cole uma na outra para que suas divisórias fiquem mais firmes.

Após secar a cola, encape suas divisórias com o material escolhido e encaixe-as em sua gaveta.

Quando terminar de encaixar, sua gaveta já estará pronta para ser organizada. Lembre-se de tirar as medidas corretamente para que os encaixes fiquem perfeitos e não deslize dentro da gaveta.

Como fazer organizador de gavetas com garrafa pet

Para criar as divisórias ou organizadores de gaveta com garrafas pet, você poderá usar vários tipos de garrafas diferentes como garrafas de dois litros para itens maiores ou garrafas de 500, 600 ou até 200 ml para itens menores.

Separe quantas garrafas for precisar de acordo com o tamanho de sua gaveta e a quantidade de itens que for organizar.

Corte o fundo das garrafas com aproximadamente 6 centímetros de altura, mas essa medida pode ser diferente de acordo com a profundidade de sua gaveta.

Após recortar todas, passe a boca do copo de garrafa que acabou de cortar no ferro elétrico quente para acertar as bordas e torná-las niveladas.

Para finalizar o organizador você poderá pintá-lo ou não, lembrando que, caso opte por pintá-lo você deverá utilizar um fixador de tinta e a tinta pois o plástico da garrafa é de difícil adesão à tinta.

Cole um copo de garrafa no outro da maneira como preferir com o auxílio da cola quente e está pronto para uso o seu organizador de garrafa pet.

Esse tipo de divisória de gaveta pode ser utilizado para separar peças de roupas menores como meias, brincos, colares, pulseiras, itens menores de cozinha, itens de cabelo infantis, itens de papelaria para escritório e outros.

Como fazer organizador de gavetas com caixa de leite

As caixas de leite são itens que podem ser transformados em praticamente qualquer coisa.

Se você usar da criatividade poderá criar divisórias de gaveta incríveis para organizar suas coisas, basta que você corte uma das partes da caixa de leite para que a mesma se torne uma caixa aberta.

Após cortar, você poderá decorá-las com papel adesivo, tecido ou papel convencional.

Organize as caixas abertas na gaveta na disposição que lhe for mais prática no dia a dia, deixando todos os itens da gaveta de forma fácil para pegar quando precisar.

Como fazer divisória de gaveta MDF

Se você deseja investir um pouco mais nos materiais usados em sua divisória de gaveta, poderá comprar as réguas de MDF no tamanho que corresponda ao interior da sua gaveta.

Com a ajuda de uma serrinha elétrica, faça cortes até a metade da “régua” para que as mesmas se encaixem umas nas outras.

Lembre-se de fazer um desenho esquematizando como ficará a gaveta com as divisórias para que não fique errado no momento de encaixá-las.

Você poderá deixar o MDF em sua cor natural ou pintá-lo da maneira que preferir.

Como fazer organizador de gavetas de TNT

A colmeia de TNT é outro tipo de divisória muito fácil e prática de usar, porém pode ser um pouco mais trabalhosa de fazer do que os demais citados anteriormente, pois precisará de domínio com a costura para sua confecção.

Para criar a divisória de gaveta de TNT você precisará de 7 partes de divisórias, 2 laterais retangulares e 1 peça retangular para criar o fundo da colmeia.

As medidas são bastante relativas pois dependerá do tamanho da sua gaveta e do tamanho que queira seu organizador.

Nas peças das laterais, faça marcações para indicar onde as divisórias irão se encaixar a fim de tornar a costura mais fácil e para que não fique dividido de forma desigual.

Para começar a montar a colmeia, separe as 7 partes de divisória e costure uma em cada marcação feita em uma das peças laterais.

Repita o processo na outra peça lateral, fechando os quadradinhos da colmeia. Finalize costurando o fundo da colmeia.

Esse tipo de organizador é útil para guardar roupas de bebê, peças intimas, meias, blusas, panos de prato e outros itens.

Se você não domina a costura, poderá criar esse tipo de divisória com cola de silicone ou cola quente.