Vacinação contra gripe 2013

A cada ano, o Ministério da Saúde promove uma nova campanha de vacinação contra a gripe. A iniciativa tem como objetivo proteger alguns grupos considerados mais vulneráveis, minimizando os efeitos negativos da gripe, que neles poderia atingir grandes proporções mais facilmente, como pneumonia e morte.

Veja a seguir mais detalhes sobre a campanha 2013, que já começou em todo o país:

 

Campanha Nacional de Vacinação 2013 – Datas

vacinaçãoA 15ª edição da Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza já está acontecendo, e deve durar de 15 a 26 de abril. No sábado, 20 de abril, todos os 65 mil postos de saúde participarão de uma grande operação, o chamado “Dia D”, que contará com 240 mil profissionais de saúde, além de 27 mil veículos terrestres, marítimos e fluviais para realizar a vacinação.

Leia também: Benefícios do Pilates na gestação

Quem deve se vacinar?

De acordo com o Ministério da Saúde, o objetivo inicial é vacinar cerca de 31 milhões de brasileiros considerados do grupo prioritário, composto por gestantes, idosos com mais de 60 anos, crianças entre seis meses e dois anos além de profissionais de saúde, índios, população carcerária e os doentes crônicos.

Os doentes crônicos precisam apresentar receita médica para vacinação.

Em nota oficial divulgada, o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, lembrou que a segura e feita com o objetivo de diminuir o risco de ter doença grave e evitar o óbito. Ao mesmo tempo, as pessoas que apresentarem os sintomas de gripe devem procurar o posto de saúde, porque tem tratamento.

 

Contraindicações

A vacina não é indicada para pessoas que possuam alergia à proteína do ovo ou que já tenham apresentado reações adversas em doses anteriores a qualquer um dos componentes do composto. Nestes casos um médico deve ser procurado para uma avaliação mais precisa e liberação da dose.

Deixe um comentário