Home » Informações úteis » Regularizar CPF online

Regularizar CPF online


Quer regularizar seu CPF? É possível consultar a situação do documento e resolver suas pendências online, de maneira muito prática.

O Cadastro da Pessoa Física (CPF) é um dos documentos de identificação mais importantes para os brasileiros. Através dele consultas das mais diversas naturezas podem ser feitas.

Para facilitar a situação de cidadãos com CPF irregular, seja qual for o motivo, o site da Receita Federal disponibiliza agora serviços online de consulta e de regularização do documento. Agora não é mais necessário enfrentar filas ou perder tempo, portanto não deixe de conferir sua situação.





CPF: Consulta da situação cadastral online

Regularização online do CPF. (Foto: Divulgação).

O CPF pode apresentar cinco diferentes situações cadastrais. Para saber qual é a sua acesse o site da Receita Federal:

  • Regular: aqui não há qualquer pendência no cadastro do cidadão.

  • Pendente de regularização: quando este for o resultado quer dizer que o contribuinte deixou de entregar alguma declaração a que estava obrigado. Pode ter sido alguma Declaração Anual de Isento (até 2007) ou alguma Declaração do Imposto Renda da Pessoa Física (DIRPF) dos últimos cinco anos.

  • Suspensa: neste resultado o cadastro do contribuinte está incorreto ou incompleto.

  • Cancelada: aqui quer dizer que o CPF foi cancelado, o que ocorreu em virtude de decisão administrativa ou judicial ou por falecimento do contribuinte.

  • Nula: foi constatada fraude na inscrição e o CPF foi anulado.

    Leia também: Wal Mart Brasil Trabalhe Conosco – Enviar currículo



Como regularizar o CPF online?

Se o contribuinte deixou, de fato, de entregar alguma Declaração do Imposto de Renda Pessoa Física a que estava obrigado é possível verificar no site. A partir daí, as providências a serem tomadas são:

  • se tiver deixado de entregar alguma declaração (DIRPF) a que estava obrigado, a situação será regularizada com a entrega destas declarações;

  • se não estava obrigado a entregar a DIRPF nos últimos cinco anos ou entregou todas as declarações devidas, será preciso fazer o pedido de regularização do CPF.



Regularizar CPF online
Avalie!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*