Home » Investimentos » Reajuste Aluguel 2013

Reajuste Aluguel 2013


Saiba aqui sobre o Reajuste de Aluguel em 2013.

Fatores como a inflação fazem com que, anualmente, haja reajuste no aluguel. Porém, em 2013, tal reajuste perderá sua força, segundo previsão de instituições financeiras consultadas pelo Banco Centro. Veja em nosso site maiores informações sobre o reajuste do aluguel para 2013 e saiba como calcular.

Sobre o Reajuste de Aluguel em 2013

A previsão é de que em 2013 o indicador de inflação, que é o fator mais utilizado para o reajuste do aluguel, perca força, segundo pesquisas do Banco Central.





Isso porque o Índice Geral de Preços – Mercado (IGP-M) já acumulou alta de 7,12% no período de janeiro a outubro e deve fechar 2012 com avanço de 7,60%. Portanto, a tendência é que, em 2013, fique em 5,2%.

O Banco do Central realiza pesquisas, semanalmente, junto a cerca de 100 bancos e consultorias e, apresentada em uma publicação chamada Boletim Focus, divulgado toda segunda-feira.

A previsão de que o IGP-M de 2013 fique em torno de 5% é antevista desde o início desse ano, já que, em janeiro, rondavam os 4,8% e 4,9%.

Além do mais, a variação do IGP-M de 2012 pode impulsionar a de 2013, pois, além de ser usado como referência de reajuste nos contratos de aluguel, o índice calculado pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) também é utilizado como parâmetro para o aumento nas tarifas de serviços tais como transporte público, telefone e pedágio.

Como calcular o reajuste de aluguel?

Para reajustar o valor do seu aluguel, você deve primeiramente escolher o mês em que o valor reajustado entrará em vigor. Por exemplo, se o contrato iniciou no período de janeiro de 2012 a janeiro de 2013, é viável que se escolha o mês de fevereiro de 2013.



Depois, multiplique o valor pelo indexador contratado. Por exemplo, utilize o índice de dezembro de 2012 para os aluguéis que deverão ser pagos em janeiro de 2013.

Para consultar as tabelas com os índices de reajustes, clique aqui e consulte as informações disponíveis no site do Aluga.com.br.



Reajuste Aluguel 2013
Avalie!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*