Home » Tabs em Destaque Home » Educação » Regras do Sisu 2013 atualizadas – Veja as mudanças

Regras do Sisu 2013 atualizadas – Veja as mudanças


Entenda as mudanças atualizadas das Regras do Sisu 2013. Confira informações a respeito do processo.

De Acordo com o G1, por meio do Diário Oficial da União, O Ministério da Educação divulgou portaria atualizando regras relacionadas ao Sistema de Seleção Unificada, o Sisu.

Regras do Sisu 2013

O procedimento é utilizado por instituições de ensino superior públicas e gratuitas para a seleção de estudantes.





Entre as alterações estão elementos voltados à adequação do sistema à lei referente a cotas para estudantes egressos de escolas públicas, de famílias de renda baixa, negros, indígenas e pardos.

Regras Sisu 2013

As informações do portal contam que a portaria trouxe poucas alterações relacionadas às regras alusivas à última edição do processo, mas há mais detalhes a respeito das responsabilidades das instituições e dos candidatos.

Também são especificados discernimentos relacionados à entrada de candidatos contemplados no contexto de lei de reserva de vagas que teve início neste semestre.

O processo do Sisu continuará utilizando o critério de nota alusivo ao Exame Nacional do Ensino Médio, o Enem.

No que diz respeito ao próximo processo de seleção, primeiro semestre de 2013, valem as notas da edição 2012 do ENEM, procedimento realizado no início deste mês de novembro. Nota será divulgada em Dezembro deste ano.

Sisu 2013 – informações atualizadas

O órgão de ensino que optar pelo oferecimento de vagas através do sistema deve especificar condições em diversos critérios.



Entre as especificações estão, por exemplo, número de vagas em cada curso, turno do Sisu e semestre de ingresso; número de vagas reservadas fruto das leis de cotas; número de vagas reservadas até o mínimo obrigatório e critérios de bonificação; pesos de provas do Enem, entre outros pontos.

De acordo com os dados, os estudantes que optarem pelas pela concorrência em vagas reservadas pela lei de cotas serão classificados em grupos e subgrupos inscritos. Entre as divisões estão, por exemplo, tipo de escola, condições sociais e autodeclaração racial.  Saiba mais sobre o processo em G1.



Regras do Sisu 2013 atualizadas – Veja as mudanças
Avalie!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*