Home » Atualidades » Origem das festas juninas no Brasil

Origem das festas juninas no Brasil




A festa junina é uma manifestação cultural brasileira que teve a sua origem na Europa. A cultura europeia foi trazida ao Brasil pelos portugueses, porém aqui no Brasil a festa se tornou uma grande expressão popular que sofreu influência da Igreja Católica desde a colonização. A festa sofreu grande influencia do povo nordestino, e o regionalismo do semi-árido é referência no assunto. Essa região ainda realiza grandes manifestações culturais entre junho e julho.

História da Festa Junina

Créditos:reidaverdade.com

As festas juninas foram trazidas ao Brasil através dos Padres Jesuítas, incluindo o Frei Fernão Cardim (1584). Desde aquela época a festa é comemorada com fogos e fogueiras. As festas não tiveram dificuldades para serem aceitas no Brasil, tanto os europeus, índios e negros, se adaptaram a essa cultura alegre.Além da celebração dos santos pragmáticos: Santo Antônio, São João e São Pedro, as festas costumam ter ícones culturais, como bandas de forrós, comidas típicas, decoração colorida e muita diversão.

A festa de São João inicia o ciclo junino brasileiro a partir do dia de Santo Antônio em 12 de junho e encerra no dia 29 de junho no dia de São Pedro. O São João é comemorado entre os dias 23 e 24 de junho. A festa de São João é considerada uma festa familiar, onde a verdadeira tradição exigia que cada família acendesse uma fogueira em frente a sua casa.A festa costuma ser comemorada de forma coletiva. Em algumas regiões fazem parte dos rituais quermesses, novena, missas, quadrilhas e as barracas de comidas típicas.

Comida típica de festa junina

As comidas típicas foram introduzidas tardiamente na festa, porém hoje é um grande sucesso. É possível encontrar diversos alimentos deliciosos, incluindo pipoca, pé de moleque, amendoim, milho verde, rapadura, doce de abóbora, quentão, vinho quente, cachorro quente e bolo de fubá.

Datas das festa junina:





Santo Antônio: 12 de Junho

São João: 23 e 24 de Junho.

São Pedro: 29 de junho

Vídeo sobre a origem da festa junina:

Fonte: Dos Feitos e dos Ditos:História E Cultura Histórica de Elio Chaves Flores, Revista Seculum, revista de história, João Pessoa, Jan/Jun 2007.

Devoção e diversão: Expressões contemporâneas  de festas e santos católicos  de Luciana Chianca, Revista Anthropológicas, ano 11, vol. 18(2), 2007.

Gostou da dica? Veja também  fotos sobre como fazer uma Decoração de festa junina com chita).