Home » Atualidades » Origem das festas juninas no Brasil

Origem das festas juninas no Brasil




A festa junina é uma manifestação cultural brasileira que teve a sua origem na Europa. A cultura europeia foi trazida ao Brasil pelos portugueses, porém aqui no Brasil a festa se tornou uma grande expressão popular que sofreu influência da Igreja Católica desde a colonização. A festa sofreu grande influencia do povo nordestino, e o regionalismo do semi-árido é referência no assunto. Essa região ainda realiza grandes manifestações culturais entre junho e julho.

História da Festa Junina

Créditos:reidaverdade.com

As festas juninas foram trazidas ao Brasil através dos Padres Jesuítas, incluindo o Frei Fernão Cardim (1584). Desde aquela época a festa é comemorada com fogos e fogueiras. As festas não tiveram dificuldades para serem aceitas no Brasil, tanto os europeus, índios e negros, se adaptaram a essa cultura alegre.Além da celebração dos santos pragmáticos: Santo Antônio, São João e São Pedro, as festas costumam ter ícones culturais, como bandas de forrós, comidas típicas, decoração colorida e muita diversão.

A festa de São João inicia o ciclo junino brasileiro a partir do dia de Santo Antônio em 12 de junho e encerra no dia 29 de junho no dia de São Pedro. O São João é comemorado entre os dias 23 e 24 de junho. A festa de São João é considerada uma festa familiar, onde a verdadeira tradição exigia que cada família acendesse uma fogueira em frente a sua casa.A festa costuma ser comemorada de forma coletiva. Em algumas regiões fazem parte dos rituais quermesses, novena, missas, quadrilhas e as barracas de comidas típicas.





Comida típica de festa junina

As comidas típicas foram introduzidas tardiamente na festa, porém hoje é um grande sucesso. É possível encontrar diversos alimentos deliciosos, incluindo pipoca, pé de moleque, amendoim, milho verde, rapadura, doce de abóbora, quentão, vinho quente, cachorro quente e bolo de fubá.

Datas das festa junina:

Santo Antônio: 12 de Junho

São João: 23 e 24 de Junho.

São Pedro: 29 de junho

Vídeo sobre a origem da festa junina:

Fonte: Dos Feitos e dos Ditos:História E Cultura Histórica de Elio Chaves Flores, Revista Seculum, revista de história, João Pessoa, Jan/Jun 2007.

Devoção e diversão: Expressões contemporâneas  de festas e santos católicos  de Luciana Chianca, Revista Anthropológicas, ano 11, vol. 18(2), 2007.

Gostou da dica? Veja também  fotos sobre como fazer uma Decoração de festa junina com chita).

Avalie essa matéria!