Jogos para festa junina

As festas juninas acontecem em todo o país durante o mês de junho. A festa é uma homenagem a três santos: Santo Antonio, São João e São Pedro. Além do colorido típico que faz parte da decoração da festa, com balões e bandeirinhas, um divertimento a parte são os jogos e brincadeiras que podem fazer parte dessa festa.

Brincadeiras de festa junina

Créditos:rondonia.ro.gov.br

Quadrilha Festa Junina: A parte mais interessante e importante de uma festa junina bem organizada é a dança da quadrilha. Ela deve ser ensaiada com antecipação e os participantes devem providenciar uma roupa de caipirinha para dançar a festa. A quadrilha deve ainda ter uma noiva, um noivo, um padre e o pai da noiva que fazem o papel principal dessa apresentação divertida.

Créditos:vejasp.abril.com.br

Correio elegante: Também conhecida como correio do amor, essa é uma prática tradicional da festa junina, onde é desenvolvido cartões em diferentes formatos, como de coração, bandeirinha ou balão. Os convidados podem comprar esses cartões, escrever algo na parte de dentro e a equipe responsável pela venda, entrega a pessoa, a mensagem pode ser anônimo caso o remetente prefira.

Créditos:ubatuba.sp.gov.br

Pescaria: A pescaria é divertida e não pode faltar. Em um recipiente com areia que pode ser uma bacia ou algo maior, deve ser colocado areia e em seguida preenchido com peixinhos que pode ser feitos de cartolina ou papelão com um gancho suspenso. Os convidados devem pescar o peixe e os vencedores da rodada ganham brinde.

Créditos:salesianoitajai.g12.br

Bingo: O bingo é uma brincadeira bem legal que prende a atenção dos convidados. As cartelas do jogo podem ser preenchidas com milho para pipoca e os prêmios podem ser brindes variados, desde uma sobremesa bem gostosa, até vale brindes ou presentes inesperados.

 Brincadeira infantil para festa junina

Créditos:comofazerdicas.com.br

A festa pode ter diversas brincadeiras infantis, principalmente se for uma festa junina escolar. As crianças adoram competições e a festa se torna ainda mais agradável. A brincadeira da corrida de três pés é bem legal, para organizar é preciso formar duplas e amarrar uma perna na outra, após a largada, as duplas precisam correm sem cair e quem chegar primeiro na linha de chegada é o vencedor.

Créditos:comofazerdicas.com.br

A brincadeira do ovo na colher é muito divertida e é outra competição bem legal. Os participantes devem colocar um ovo cozido na colher, segurar a colher na boca e atravessar um trajeto, o primeiro que chegar do outro lado sem deixar cair o ovo ganha a competição. Na festa junina escolar, ainda é possível fazer com que as competições ocorram entre as salas, tornando o evento divertido e interessante.  (Gostou das dicas? Veja também dicas sobre Festa Junina – Comidas típicas, receitas salgadas e doces).