Home » Informações úteis » Como organizar o orçamento familiar

Como organizar o orçamento familiar




Muita gente pensa que fazer um orçamento familiar é só anotar as despesas realizadas durante todo o mês, mas não é só isto. Realizar um bom orçamento familiar significa principalmente planejar, eleger prioridades e controlar devidamente o seu fluxo de caixa. Fazer um orçamento deste tipo irá te auxiliar a entender mais sobre os seus gastos diários e te fará economizar bastante no fim das contas. Para elaborar um orçamento familiar é preciso que você estabeleça objetivos em comum com a sua família e divida com ela como está a situação financeira de vocês. Isto se faz necessário para que cada um saiba sua parte e possa se doar a máximo para cumpri-la.

Para garantir estabilidade em finanças do presente e principalmente visando o futuro, é preciso seguir os passos da construção de um orçamento familiar padrão. A primeira coisa é identificar em que está se gastando o dinheiro. É preciso discriminar as depesas fixas, como água, luz, telefone, gás, aluguel, transporte, educação, assistência médica, alimentação, condomínio e etc. É preciso que você considere também as despesas envetuais, como remédios, cabeleleiro, lazer, vícios, prestações, reparos em geral, impostos e etc. Com estes dados levantados, você irá projetar o orçamento para os próximos meses, considerando também as despesas sazonais, como os materiais escolares de volta as aulas, licenciamento e IPVA, datas comemorativas, viagens e etc. É importante lembrar que esses itens podem ser um grande gasto substancial no orçamento. Discrimine também as receitas ou seja, o dinheiro que entra. Como a parte financeira que cada um da família é responsável por colocar. Essa é uma boa oportunidade para fazer com que seu filho ajude nas despesas, isso se ele já tiver idade para trabalhar. Analise qual o valor líquido em caixa e grife. Faça um balanceamento das receitas e despesas mensais. Ou seja, subtraia o valor total das despesas no valor total da receita. É bom sempre reservar uma parcela do que sobrou para investimentos.





Hora de economizar

Veja que gastos podem ser cortados ou diminuídos. Sabemos que é difícil mudar hábitos de uma hora para outra, mas converse com a sua família. Saiba que o aprendizado com rigor no tratamento das finanças para o cumprimento das metas irão compensar e muito, o sacrifícios feito e os descontentamentos provisórios. Para facilitar você pode baixar uma tabela, colocar os valores e analisar os dados com praticidade em seu computador. Baixe a tabela para orçamento familiar XLSX para Microsoft Excel 2010 clicando aqui. Depois é só ir colocando os números do seu orçamento e verificar o que pode ser cortado, diminuído e incrementado. Boa sorte e tente cortar sempre os gastos desnecessários para enxugar o orçamento!

Como organizar o orçamento familiar
Avalie essa matéria!


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*