Home » Beleza e Saúde » Como mastigar corretamente os alimentos

Como mastigar corretamente os alimentos


A mastigação é o primeiro processo digestivo, portanto, se feita de maneira erra, poderá causar diversos tipos de problemas. Já a mastigação correta beneficia o tônus muscular da boca e da língua, bem como a saúde dos dentes e garante o bom funcionamento do sistema digestivo. Sem contar que previne também as alterações nas arcadas dentárias e os distúrbios na Articulação Temporomandibular (ATM), cuja pode causar dores crônicas de cabeça. São vários os fatores que podem levar a uma mastigação incorreta.

Confira esses fatores em nosso site e veja algumas dicas de como mastigar corretamente os alimentos.

Como mastigar corretamente os alimentos

Aprenda como mastigar corretamente os alimentos (foto: divulgação)
Aprenda como mastigar corretamente os alimentos (foto: divulgação)

Coloque dentro da boca somente a quantidade de alimento que permita uma mastigação confortável. Ficar coma boca cheia, por exemplo, torna a mastigação desconfortável e pode ser prejudicial.

Durante a mastigação, verifique o lado da boca em que se encontra a comida. Após engolir, coloque a outra porção do outro lado da boca.

Você pode sim ter o alimentos dos dois lados da boca ao mesmo tempo, mas o mais importante, é que a língua sempre seja direcionada ao bolo alimentar para a superfície dos dentes correspondentes: pedaços maiores nos pré-molares e ao passo que eles vão ficando menores, devem ser jogados para os molares.

É importante que a mastigação comece com movimentos verticais da mandíbula, que abre e fecha. Na metade do tempo da mastigação em diante, os movimentos deverão passar a ser rotatórios para amassar o alimento.

Veja também: Como eliminar a gordura localizada do corpo

Quais os principais fatores da mastigação incorreta?

Existem inúmeros fatores que podem levar a uma mastigação incorreta, tais como a correria do dia-a-dia, o estresse elevado, problemas odontológicos, distúrbios na Articulação Temporomandibular (ATM), fraqueza dos músculos responsáveis pela mastigação, alterações morfológicas como cicatrizes nos lábios e muito mais.

As alterações nas vias respiratórias, como por rinite e desvio de septo, causando obstrução na respiração nasal, acabam exigindo uma respiração pela boca.  Portanto, esse é um outro fator que pode ocasionar uma mastigação incorreta.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

var _gaq = _gaq || []; _gaq.push(['_setAccount', 'UA-20014737-1']); _gaq.push(['_trackPageview']); (function() { var ga = document.createElement('script'); ga.type = 'text/javascript'; ga.async = true; ga.src = ('https:' == document.location.protocol ? 'https://ssl' : 'http://www') + '.google-analytics.com/ga.js'; var s = document.getElementsByTagName('script')[0]; s.parentNode.insertBefore(ga, s); })();