Home » Dicas » Como fazer » Como fazer cola branca caseira com farinha de trigo passo a passo

Como fazer cola branca caseira com farinha de trigo passo a passo

Aprenda a fazer cola branca caseira com ingredientes que você provavelmente já têm em casa



Muitas pessoas desconhecem o fato de que tem como fazer cola branca utilizando algumas receitas domésticas muito interessantes.

Nessas receitas, os ingredientes surpreendem, já que o preparo conta com itens que são encontrados em qualquer residência. Isto é, o processo pode ser feito por qualquer um e sem dificuldades.

Sendo assim, resolvemos apresentar neste post algumas dicas para todos aqueles que desejam descobrir como fazer cola caseira.





Fazendo uso das receitas que trouxemos, você poderá ter uma cola muito eficiente para utilizar nos mais variados projetos. Portanto, não deixe de acompanhar até o fim.

Como fazer cola branca caseira com farinha de trigo

Como dissemos, poucos imaginam que tem como fazer cola branca caseira. E, de forma mais surpreendente, muitos se espantam quando descobrem que essa cola pode ser feita com ingredientes caseiros muito comuns.

Nesse caso, uma boa receita faz uso de farinha de trigo, água e vinagre. Curioso, não? Acompanhe abaixo todo o passo a passo:

  • Separe duas xícaras de chá de água, duas colheres de soba de farinha de trigo e uma colher de sopa de vinagre;
  • Coloque uma xícara e meia de água para ferver;
  • Ao mesmo tempo, dissolva as duas colheres de trigo na meia xícara de água que continua fria;
  • Abaixe o fogo e derrame a meia xícara de água com a farinha já dissolvida;
  • Mexa sempre e permaneça mexendo por aproximadamente 10 minutos até que a mistura alcance uma textura de mingau, começando a soltar da panela;
  • Desligue o fogo e acrescente a colher de vinagre;
  • Mexa bastante e deixe esfriar;
  • Pronto! Lembre-se que a cola deverá ser guardada na geladeira, em um pote fechado e por um período máximo de 20 dias.

Receita de cola com maisena passo a passo

Além da cola feita com farinha de trigo, existem diversos materiais que podem gerar excelentes colas, para os mais diversos usos. Dentre os exemplos, costumamos encontrar colas feitas com leite, farinha e açúcar e outras receitas curiosas.

Contudo, outro material que costuma ser quase tão utilizado quanto a farinha de trigo é a maisena. Pois é! Há como fazer cola com maisena também!

Felizmente, o procedimento não é muito diferente da cola com farinha e, tampouco, os ingredientes. Então, confira abaixo:

  • Os ingredientes são: meio litro de água, três colheres de sopa de maisena e uma colher de sopa de vinagre;
  • Em uma panela, adicione a água e ligue o fogo;
  • Adicione a maisena e vá mexendo sempre;
  • Quando a “papa” começar a descolar do fundo da panela, sua cola estará quase pronta;
  • Desligue o fogo, adicione o vinagre e mexa bem. O vinagre tem um papel muito importante na durabilidade do produto.

Dicas de onde usar a cola branca caseira

Por fim, agora que você já sabe como fazer cola branca, resta-nos falar sobre as formas de utilização do material produzido. E, nesse momento, é bom ter a consciência de que a cola tem algumas limitações e só deve ser utilizada em algumas situações bem específicas.

como fazer cola
(Foto: wikiHow)

Mesmo assim, para atividades como dobraduras de papel, decoupage e outros materiais mais delicados, a cola funciona perfeitamente, ou seja, temos aqui um material muito indicado para fixar trabalhos escolares e algumas peças artesanais mais simples.

Por fim, esperamos que, agora que você sabe como fazer cola branca com ingredientes caseiros, você consiga fazer uso dessa opção de um forma bastante eficiente.

E claro, não deixe de testar a eficiência do produto e sempre prestar bastante atenção aos prazos de validade. Com isso, as tarefas que exigem cola branca poderão ser finalizadas de um forma muito proveitosa. Bons trabalhos!

Como fazer cola branca caseira com farinha de trigo passo a passo
Avalie essa matéria!