Home » Atualidades » Como economizar combustível: veja dicas

Como economizar combustível: veja dicas




O preço do combustível no Brasil é considerado alto, até mesmo quando comparado com outros países. O alto preço do combustível no Brasil se dá pelo total de imposto que incide sobre o mesmo, incluindo o CIDE, PIS, COFINS e ICMS. Com o preço tão alto a melhor solução é tentar economizar um pouco. Existem diversas dicas que são essenciais para quem quer economizar, por isso selecionamos algumas para nossos leitores.

 Dicas para economizar combustível

É essencial que os motoristas tenham alguns cuidados extras com o seu veículo, pois esses cuidados podem influenciar diretamente no alto consumo de combustível.  Um dos cuidados essências é reduzir o peso do veículo, por isso não fique carregando pelo em excesso no porta- mala ou dentro do carro. Esvazie o seu veículo e leve somente o essencial.  Já foi comprovado que cada cinqüenta quilos equivalem a um aumento de 1% do consumo do veículo.

 Manutenção no veículo: Algumas manutenções veicular é essencial para garantir a economiza de combustível, incluindo a calibragem do pneu, pois os mesmos quando estão vazios aumentam o atrito com o asfalto, aumentando também o consumo. Hoje em dia já existe inclusive uma linha especial de pneus ecológicos que também contribuem para a redução do consumo.





Alinhamento: Parte da manutenção essencial inclui também realizar o alinhamento do veículo, pois dessa forma ele precisa de menos energia para se locomover da forma correta.

 Cuidados para evitar o consumo excessivo de combustível: Hoje em dia quase todos os veículos já saem de fábrica com injeção eletrônica, evitando assim que os motoristas desperdicem combustíveis, deixando o mesmo ligado parado para aquecer. Alguns veículos possuem um reservatório especial para gasolina, para injetar automaticamente, mantenha esse reservatório sempre cheio.

Cuidados extras para economizar combustível

Outro detalhe muito importante é que os motoristas não exagerem esticando por muito tempo a marcha, pois quanto mais forçar o motor, maior será o consumo.

O Ar condicionado pode ser outro vilão e aumentar o consumo em até vinte por cento, por isso alguns veículos parecem perder a forca quando o mesmo estiver ligado. Como no verão é quase impossível não ligar mantenha o mesmo sempre em ordem, faça revisão e tenha certeza que o gás que é responsável por gelar está em ordem.

 Procure abastecer o seu carro no posto mais barato, porém que seja confiável e que esteja no seu trajeto do dia a dia. (Leia também sobre os Pacotes CVC Semana Santa 2012).

Como economizar combustível: veja dicas
Avalie essa matéria!


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*